A Anritsu Corporation, empresa japonesa que atua na fabricação de equipamentos para testes e medições em telecomunicações, está apoiando as pesquisas do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access), voltado para estudos na área de redes convergentes baseadas em comunicações ópticas e sem fio.
A empresa emprestou o VectorStar, um analisador de rede vetorial de alta performance que cobre a faixa de 70kHz a 70GHz, para ser utilizado pela equipe do laboratório. O equipamento foi usado nos projetos para desenvolvimento de antenas de alta frequência e em medições eletro-ópticas.
De acordo com a gerente de contas da Anritsu e ex-aluna do Inatel, Adryele Neves, o objetivo desse apoio é disponibilizar a mais alta tecnologia em teste e medições para pesquisadores e mestrandos do Inatel para que desenvolvam mais pesquisas e publicações de alto nível.
Para o coordenador do laboratório, o prof. Dr. Arismar Cerqueira Sodré Júnior, a parceria com a Anritsu tem sido de fundamental importância para as pesquisas do Mestrado. "O Laboratório WOCA tem pouco mais de dois anos de vida e já temos mais de 30 artigos internacionais publicados. Devo parte deste sucesso à Anritsu que tem nos apoiado desde o início, tanto com o fornecimento e empréstimo de equipamentos, quanto com o suporte técnico".
Segundo o Country Manager da Anritsu, Sérgio Duarte, a empresa se sente honrada em atuar como parceira do Inatel, uma instituição de renome nacional e internacional, especialmente no segmento de Telecomunicações. "A Anritsu procura contribuir com entidades educacionais brasileiras que com suas pesquisas tragam benefícios significativos para o Brasil e o Inatel possui um grande foco em máxima excelência em seus projetos, sejam eles educacionais, de PD&I, empreendedorismo ou outros", concluiu o executivo.