O professor do Inatel, José Antônio Justino Ribeiro, recebeu uma bela homenagem da diretoria do Parque Tecnológico de São José dos Campos na última semana. A diretoria do Parque nomeou seu novo Laboratório de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética com o nome do professor, em reconhecimento à importância do trabalho e legado na área Eletromagnetismo. A cerimônia, realizada no dia 4 de outubro, contou com a presença de familiares e amigos do professor, ex-alunos do Inatel e parceiros do Parque.
Com mais de 50 anos de docência, o professor Justino é referência na área de Eletromagnetismo, com diversas publicações de caráter técnico e científico, artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais, e 4 livros sobre o tema. Ter o meu nome ligado a uma área pela qual me dediquei praticamente toda a minha vida, é de uma generosidade muito grande. Fico muito comovido e muito honrado”, revela.
A ideia da homenagem foi da diretora do Laboratório, Rubiane Oliveira, que é ex-aluna do Inatel. “É impossível falar em Eletromagnetismo e Antenas no Brasil e não vir à mente o nome Justino. Para o PQTEC é uma grande honra dar o nome dele ao laboratório de EMI/EMC. Justino sempre foi além de um grande profissional, um professor sem antecedentes, pois ensinava com amor e entusiasmo e o fez e faz até hoje. Ser um grande professor e ser reconhecido por seus alunos por isso, é maior do qualquer título que uma pessoa pode conseguir na carreira”, comenta.
O Laboratório de Interferência e Compatibilidade Eletromagnética é voltado para testes em produtos e/ou projetos em fase de desenvolvimento de empresas das mais diversas áreas, como defesa, aeronáutica, automotiva, industrial, médica e de tecnologia da informação e comunicação. A estrutura conta com uma câmara semianecoica blindada de até 40 GHz, sala de amplificadores, sala de controle e equipamentos para ensaios de emissão eletromagnética radiada e conduzida. O ambiente do laboratório é operado pela Ocellott, empresa de engenharia especializada em soluções de compatibilidade eletromagnética. O Laboratório foi equipado por meio de um convênio com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e com contrapartida da Associação Parque Tecnológico São José dos Campos, entidade privada sem fins lucrativos que gere o Parque Tecnológico.