A Internet das Coisas é o assunto do momento no mercado de tecnologia e promete uma revolução nunca antes vista. Para atender as demandas que vão surgir é necessária a formação de competências dos profissionais que estão no mercado e dos que ainda estão chegando. E é exatamente este o objetivo do Inatel Smart Campus, que será lançado oficialmente no dia 31 de agosto, a partir das 13h30, em Santa Rita do Sapucaí. O Smart Campus nasce da união de projetos desenvolvidos por alunos e ex-alunos, startups e do Inatel Competence Center e está aberto para parcerias com empresas dispostas a investir na pesquisa e também em testar produtos em desenvolvimento. É um ambiente para aplicar e mostrar toda a tecnologia desenvolvida na instituição, tanto no ambiente acadêmico quanto na área de P&D e no ecossistema de empreendedorismo direcionadas para IoT.
A proposta do Inatel é a criação de uma rede de conectividade aberta e convergente com outras redes e diferentes tecnologias para a oferta de diversos serviços. “Atualmente há diversas tecnologias envolvidas em soluções de IoT e estas não necessariamente conversam entre si. A rede que o Inatel está propondo deverá ser homogênea e interoperável com as soluções do mercado”, explica Leandro Guerzoni, que coordena as ações do Smart Campus. A primeira solução aplicada à rede de IoT do Inatel é a de iluminação inteligente, desenvolvida pelo ICC e as startups Das Coisas e Tacira. São 75 postes do campus com a solução automatizada, capaz de fazer a leitura da luminosidade local para o acionamento e desligamento das lâmpadas, além da leitura de potência consumida da rede.
Outras aplicações desenvolvidas pela comunidade do Inatel para IoT serão apresentadas na quarta-feira:
- IoT Lab – voltado para alunos que irão desenvolver competências em IoT e testar projetos e aplicações no Smart Campus. O laboratório já tem sete alunos com bolsas de Iniciação Científica e a ideia é esse número ser ampliado com o apoio de empresas parceiras do Inatel.
- Novo portal de acesso Wi-Fi com identificação do usuário, com possibilidade de interação com os visitantes do campus.
- Sistema de gerenciamento de chamados - é um aplicativo desenvolvido pela startup Tacira e pelo ICC para os usuários do campus, que terá comunicação com a Prefeitura do campus.
- Solução de estacionamento – o sistema desenvolvido pela empresa incubada Spark Telecom de localização de vagas por meio de um aplicativo e com uso de imagens de câmeras.
Painéis de IoT e Smart Cities
O mercado de IoT e Smart Cities, com as perspectivas para o Brasil na visão de representantes do governo, de grandes empresas, startups e do Inatel serão temas de dois painéis. Confira os participantes:
Painel sobre IoT - 14h30
Carlos Frees - especialista em projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e líder de projeto de Smart City e Smart Grid da ABDI;
Daniel Mazzer – especialista em IoT do Inatel Competence Center;
Marco Casaroli – pesquisador e empreendedor da startup Das Coisas;
Nuno Filipe Simões – diretor para IoT da Qualcomm.
Painel sobre Cidades Inteligentes - 15h45
Edelvício Junior – diretor de negócios da Unitec Semicondutores e PD&I Brasil;
Geraldo Segatto - diretor da WebRadar;
Marcelo Nunes – Coordenador do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação e Comunicação do Parque Tecnológico São José dos Campos e coordenador do projeto Núcleo Brasileiro de Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis;
Washington Tavares – CTO da startup Tacira.