O Laser estava alocado em uma empresa de Santa Rita do Sapucaí, como parte de um projeto de pesquisa. Com o término do projeto, ele foi cedido ao Instituto, por intermédio do coordenador do projeto, Luciano Martins Riêra, cirurgião cardiovascular que é sócio da empresa e também atua como professor no curso de pós-graduação em Engenharia Biomédica do Inatel.
"Além de obtermos ótimos resultados na pesquisa, que gerou inclusive uma tese de doutorado, pudemos beneficiar uma instituição de ensino e colaborar para o desenvolvimento de seus alunos, que poderão aprender sobre o funcionamento do equipamento na prática. Espero que seja um incentivo para o surgimento de novas pesquisas na área", comentou o médico.
De acordo com o coordenador do curso de graduação em Engenharia Biomédica do Inatel, professor Fabiano Valias de Carvalho, o laser é um equipamento com o qual o engenheiro biomédico costuma lidar em seu dia a dia de trabalho, daí a importância de seu estudo. "O aparelho vai enriquecer os laboratórios da instituição e permitir o contato dos estudantes com tecnologia interncional", acrescentou.
Além do laser, foram cedido ao Inatel três computadores, um notebook, um aparelho de ar-condicionado e uma geladeira que também estavam sendo utilizados no projeto.
Está prevista ainda a doação de um segundo laser, denominado ND YAG, que foi adquirido com recursos próprios da empresa para a mesma pesquisa. Este aparelho é usado especificamente para a remoção de tatuagens e para tratamento de pequenas lesões vasculares.