O Inatel e a Universidade de Concepción assinaram um convênio de cooperação em abril deste ano durante o V EmprendeSUR, workshop internacional de empreendedorismo realizado no campus do Instituto Nacional de Telecomunicações, em Santa Rita do Sapucaí. Durante o evento, o vice-reitor de pesquisa e desenvolvimento, Bernabé Rivas, pode conhecer o trabalho educacional oferecido pelo Inatel, e agora, foi a vez dos representantes brasileiros conhecerem as ações desenvolvidas pela instituição do Chile.
Vice-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento da UdeC, Bernabé Rivas, vice-diretor do Inatel, Carlos Nazareth, diretor do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques, e vice-reitor acadêmico da UdeC, Ernesto Figueroa
O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, explica que o convênio prevê ações como intercâmbios de professores e alunos, desenvolvimento de projetos, eventos culturais e acadêmicos, cujo principal foco é a colaboração em temas de empreendedorismo e inovação, bem como a formação de engenheiros. "Na questão do empreendedorismo, podemos passar a experiência do Inatel em gestão de incubadoras. E todo este intercâmbio nas áreas de pesquisa e inovação só irá fortalecer a vivência acadêmica e cultural dos estudantes das duas instituições".
De acordo com o vice-diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, a UdeC tem uma grande atuação no Chile, com várias parcerias com o setor produtivo. "A atuação com o mercado é uma marca da UdeC, o que a aproxima do Inatel. Podemos aprender com as experiências que a Universidade do Chile possui nas áreas de inovação e no registro de patentes e contribuir com a nossa experiência nos cursos de engenharia de Telecomunicações, da Computação e Biomédica oferecidos pelo Inatel e que são novos na UdeC", disse.
Além das várias reuniões estratégicas para definir os trabalhos em conjunto, o coordenador do NEmp, o professor Rogério Abranches, ministrou uma palestra na cerimônia de diplomação do Programa Emprendo. O curso de empreendedorismo oferecido aos alunos da UdeC é reconhecido internacionalmente e tem como diretor o professor Pedro Vera, que também é presidente da Red EmprendeSUR, organizadora do evento internacional realizado no Inatel em abril. O"bservamos um grande interesse mútuo do Emprendo e do NEmp para trocas de experiências no campo do empreendedorismo acadêmico, em intercâmbios de alunos, particularmente interessados no tema empreendedorismo, e no estabelecimento de parcerias entre empresas incubadas interessadas nos mercados do Brasil e do Chile", disse Abranches.
Professores do Inatel com estudantes do Programa Emprendo e prof. Pedro Vera (à dir.)