Mais que professor e ex-diretor, para sempre nosso querido Navantino

A Comunidade do Inatel se despede nesta segunda-feira, 07 de junho, do querido professor e ex-diretor Navantino Dionizio Barbosa Filho, aos 73 anos. Nava, como era carinhosamente chamado por todos que tiveram o privilégio de conviver com ele, tem uma grande história junto ao Inatel e à Santa Rita do Sapucaí. Foi aluno, professor e diretor do Inatel.

Natural de Miraí, na zona da mata mineira, o professor Navantino chegou a Santa Rita do Sapucaí em 1968 para estudar Engenharia de Operação em Telecomunicações e depois Engenharia Elétrica - Opção Eletrônica no Inatel, onde permaneceu como professor. Foi o primeiro ex-aluno a se tornar Diretor da instituição, entre 1985 a 1990, e teve papel decisivo nas transformações do Instituto.

O período era de grandes dificuldades econômicas no país, mas foi marcado pela transformação do modelo acadêmico do Inatel, conhecido pelo lema "Formar o Homem para a Engenharia", buscando ampliar a formação dos alunos nas áreas técnica, profissional e social. O Instituto firmou parcerias com empresas, com a comunidade local e diversas outras instituições no país. Foi neste momento que, juntamente com o Paulo Frederico de Toledo, o Paulinho Dentista, então prefeito da cidade, teve início o projeto que deu origem ao hoje conhecido "Vale da Eletrônica". Foi também neste período que o Inatel ganhou notoriedade com os treinamentos para empresas em áreas importantes das telecomunicações, tais como de Comunicação Via Satélite, de Comunicação Óptica e o de Comunicação de Dados, todos pioneiros na modalidade no Brasil.

Professor Navantino era um apaixonado pela sala de aula e contribuiu para a formação de milhares de engenheiros, egressos que sempre tiveram muito carinho pelo mestre. Hoje ficam a saudade e a gratidão por tudo o que ele fez e sempre representará na história do Inatel. "Além de um professor excelente e uma pessoa extraordinária, Navantino foi diretor do Inatel em um momento de grandes desafios e dificuldades. Ele conseguiu, com muita maestria, conduzir o Inatel com visão de futuro, colaborando com o avanço da nossa instituição e com o Vale da Eletrônica. Professor Navantino sempre foi uma voz de sensatez, pessoa sábia e ponderada. É uma perda muito grande para nossa comunidade, estamos em luto e desejamos condolências à família", afirmou o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.