Mais uma Empresa é graduada na Incubadora do Inatel

Fernando mostra um de seus produtos, a placa solar que transforma energia do sol em energia elétrica A empresa Alba Tecnologia Industrial Ltda. cumpriu sua fase de empresa incubada na Incubadora de Empresas do Inatel. No dia 25 de maio, a empresa completou o período de incubação iniciado em 26 de maio de 2011. A Alba foi criada pelos sócios, irmãos e ex-alunos do Inatel, Fernando A. Campanharo Costa e Marcos H. Campanharo Costa, em 1 de junho de 2010. Segundo Costa, foi importante para a empresa estar dentro da Incubadora do Inatel. Ele ressalta que no momento em que se é colocado para o cliente que a empresa está dentro de uma incubadora respeitada como a do Inatel, já é um ponto muito positivo.

Fernando Costa relembra como surgiu a ideia de montar a Alba. "Em 2001, tranquei a matrícula no Inatel e fui morar um ano e meio em Nova Iorque, Estados Unidos. Durante esse tempo, trabalhei com a parte elétrica na cidade. Quando voltei para Santa Rita me casei com uma moça daqui, trabalhei em multinacionais como a AmBev, onde consegui pegar know-how (conhecimento) e dar uma abrasileirada no negócio. Foi então que decidi sair da AmBev para montar a minha empresa junto com meu irmão".

A Alba, com dois anos de existência, dedica suas atividades ao mercado de automação e energia elétrica, e possui, até aqui, um faturamento anual de 200 mil reais, segundo o sócio. "Trabalhamos com alta tensão, baixa tensão, monitoramento de energia e energia renovável. A expectativa é de que haja um crescimento no faturamento de, no mínimo, 20% ao ano a partir da graduação da empresa".

Oito funcionários já colaboram para que a empresa tenha sucesso: três estagiários, dois técnicos e três engenheiros. "Nossa meta é gerar pelo menos 10 empregos até o próximo ano de 2014".

O principal produto da empresa é voltado ao gerenciamento estratégico para grandes consumidores de energia. "É uma caixa que funciona instalada na Central de energia da Cemig, por exemplo, ou em outra operadora. Ela transmite dados de energia via internet, que nos permite administrar a parte de energia da empresa e, dependendo do tipo de atividade da organização, conseguimos uma redução de até 30% no consumo. A novidade é que já temos projetos aprovados pela Cemig para inserção de energia na rede deles. Também temos um plano de expansão na área de medição de energia elétrica e solar e estamos com um projeto no norte de Minas, na parte de energia renovável. Isso deve impulsionar a empresa em outros negócios".

Como principais clientes, a empresa conquistou o Inatel, a Rhodes, Ice Bom, Sumidenso do Brasil, Heringer Fertilizantes, Mangels, Bio Massa (energias renováveis), Paraguaçu Têxtil, ACS e SL Engenharia.

A nova sede da Alba vai ficar localizada próxima ao Centro Empresarial, na Rua Sancho Vilela, número 850, bloco 1.

Objetivo alcançado na Incubadora do Inatel

Segundo Costa, foi importante para a empresa estar dentro da Incubadora do Inatel. "Nossos objetivos foram alcançados. Participamos de todos os processos de treinamento oferecidos pela Incubadora, realizamos vários ensaios e testes. Usufruímos de toda a infraestrutura e sempre fomos bem tratados aqui. Só tenho a agradecer a toda equipe".
A cerimônia oficial de graduação das empresas vai acontecer em dezembro de 2013, quando participarão todas as empresas graduadas durante o ano.