Mestrado do Inatel consolida importantes pesquisas no meio científico

inatel-mestrado-jul-2012-webO Mestrado em Telecomunicações do Inatel tem conquistado cada vez mais importância e visibilidade no meio científico, principalmente em função dos resultados publicados em periódicos e congressos relevantes para a área de atuação do mestrado.

Em 2010 e 2011, foram oito artigos publicados em periódicos científicos, 38 artigos publicados em congressos científicos nacionais e internacionais. Além disso, a produção de livros pelos docentes do Mestrado merece destaque, com publicação de dois capítulos de livro na Alemanha e dois livros completos publicados em inglês.

Devido aos resultados positivos das pesquisas do Instituto, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES), instituição governamental que apoia, divulga e avalia a produção científica do país, liberou para o Inatel o acesso gratuito ao Portal de Periódicos da entidade. O Portal é uma biblioteca eletrônica com acesso a praticamente todos os artigos científicos produzidos em diferentes esferas.

De acordo com o professor Luciano Leonel Mendes, coordenador do Mestrado do Inatel, o acesso ao banco de dados da Capes é fundamental para a troca de informações e para guiar novas ações de desenvolvimento tecnológico. "Esse acesso é oferecido, basicamente, para as instituições federais e estaduais e para as instituições particulares que apresentam resultados científicos relevantes. Então, é um reconhecimento dos resultados que o Inatel vem dando para a sociedade."

Além da definição sólida da linha de pesquisa, focada na área de rádio cognitivo, outras medidas fizeram dos últimos três anos o período de maior produção científica do Inatel. "Os números positivos são resultados do trabalho com sinergia entre os docentes do mestrado e da participação de instituições parceiras", afirma Luciano Leonel Mendes.

Rádio Cognitivo

O Inatel desenvolve diferentes frentes de pesquisa na área de rádio cognitivo, sendo destaques o sensoriamento espectral, transmissão e recepção de sinais empregando múltiplas portadoras, múltiplo acesso, projeto de antenas banda larga e transmissão de sinais de rádio sobre fibra. Outra área de relevância pesquisa os avanços para a Internet do Futuro, onde há contribuições do Inatel inclusive nas definições que estão sendo realizadas pela ITU-T (International Telecommunication Union), entidade que padroniza e define as tecnologias em telecomunicações.

O rádio cognitivo pode levar acesso à Internet em regiões de baixa densidade demográfica e melhorar a eficiência com que as frequências de ondas eletromagnéticas são utilizadas nos grandes centros, pois esta tecnologia busca por frequências livres para realizar a comunicação, ao invés de apenas transmitir em uma modulação específica e pré-estabelecida. "O rádio consegue aprender qual deve ser a frequência utilizada para atender a qualidade de serviço sem causar interferência nos outros meios de comunicação", explica o professor Luciano Leonel Mendes.

Últimos dias para se inscrever no Mestrado do Inatel

O Mestrado em Telecomunicações do Inatel está com inscrições abertas e com uma novidade, oito bolsas de estudos de um ano, disponibilizadas pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Os contemplados com essas bolsas deverão atuar, paralelo ao Mestrado, no desenvolvimento de projetos do Inatel em parceria com a Fapemig nas áreas de Design House e software embarcado.

Os interessados em se inscrever para o Mestrado em Telecomunicações do Inatel devem acessar o site www.inatel/mestrado. As inscrições podem ser feitas pelo email mestrado@inatel.br ou pessoalmente na Seção de Registros Acadêmicos até 21 de julho. Outras informações pelo telefone (35) 3471-9268.