O curso de mestrado em Telecomunicações do Inatel foi avaliado com nota 4 pela CAPES (Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior). O órgão do governo federal que regulamenta os programas de pós-graduação do Brasil avaliou a qualidade do curso, do corpo docente, da infraestrutura, a produção intelectual dos professores e alunos, além do impacto das pesquisas realizadas na área. O conceito 4 é reflexo do amadurecimento do curso, criado em 2001, e dos investimentos realizados pela instituição, com modernos laboratórios que atualmente estão dentro do escopo do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) - ambiente voltado para pesquisa e desenvolvimento de inovações na área, cuja implantação foi viabilizada por meio de uma parceria com o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Nos últimos anos foi retomado também o programa de titulação de docentes, incluindo o pós-Doutorado de professores em outros países, como Coreia do Sul e Alemanha. “Todos esses investimentos fortaleceram significativamente a pesquisa do Inatel, tornando-o referência, mais uma vez, nos estudos das tecnologias mais avançadas do mercado, como por exemplo os recentes resultados demonstrados com as pesquisas em 5G. Nossos docentes hoje colaboram com pesquisadores de alguns dos principais centros de pesquisa do Brasil e do mundo”, afirma o professor José Marcos Camara Brito, pró-diretor de Pós-graduação e Pesquisa e coordenador do mestrado.
As áreas de pesquisa do mestrado em Telecomunicações do Inatel são Antenas, Análise de Desempenho de Redes, Internet do Futuro, Comunicações Ópticas, Rádios Cognitivos e Redes Cognitivas, Eletromagnetismo Aplicado às Telecomunicações, Sistemas de Comunicações Móveis de 5ª Geração, Sistemas de Comunicação Digital, e-Health / Tecnologias para a Saúde, Internet das Coisas e Redes de Sensores e Redes Veiculares. Dentro dessas linhas, e com a integração entre os laboratórios, os estudantes contribuem diretamente para o crescimento do setor tecnológico nacional com as pesquisas e a transferência de soluções ao mercado.
Atualmente com 92 estudantes matriculados, o mestrado tem atraído cada vez mais alunos de diferentes lugares e instituições, inclusive de outros países. As inscrições para novas turmas serão abertas dia 13 de novembro. Outras informações no site inatel.br/mestrado.