Mestres formados no Inatel se destacam no meio científico

Luís Gustavo é o recordista de publicações do Mestrado do Inatel Luís Gustavo da Silva concluiu o Mestrado em Telecomunicações no Inatel em abril. O fato de sua dissertação ter sido aprovada sem restrições já demonstra que ele foi um aluno exemplar, mas outro feito o coloca em destaque. Luís é o recordista no número de publicações científicas no programa de mestrado da instituição. Ao todo, dez artigos foram veiculados em anais de congressos e revistas nacionais e internacionais, sendo três artigos em periódicos classificados como Qualis A pela CAPES.

Dentre os trabalhos divulgados, o de maior peso, segundo Luís, foi o artigo "Development of Tri-band RF Filters Using Evolutionary Strategy" (Desenvolvimento de filtros de RF de banda tripla utilizando estratégia evolutiva), veiculado na revista International Journal of Electronics and Communications, publicação de renome no meio científico. "Ao produzir todos esses artigos aprendi a escrever um texto técnico, estudar várias coisas ao mesmo tempo, ou seja, aprendi a ser um pesquisador", enfatiza.

Na opinião do professor da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Murilo Romero, que fez parte das últimas comissões de avaliação da CAPES e participou da banca examinadora da dissertação de Luís, publicar um artigo é um processo de aprendizado interativo que promove um crescimento enorme para o aluno. "Como consequência, o trabalho desenvolvido por ele para a conclusão do Mestrado foi de excelente nível, acima da média", avalia.

Formado em Engenharia de Telecomunicações no Instituto, Luís trabalha desde o fim do ano passado no Inatel Competence Center e mesmo já tendo se tornado Mestre, pretende continuar fazendo parte da equipe do Laboratório WOCA, voltado para pesquisas na área de Comunicações Ópticas e Sem Fio. "A área de RF está em plena expansão, pois é fundamental para permitir a mobilidade tecnológica, tão exigida hoje em dia. Continuar me especializando nesta área possibilita minha atuação tanto na área de pesquisa quanto no mercado de trabalho, que tem demandado bastante profissionais nesta área", destaca.

Da academia para o mercado

Rodrigo Cogliatti é outro campeão na publicação de artigos científicos. Durante o período em que cursou o Mestrado no Inatel, foram cinco publicações em congressos e periódicos, todos internacionais. "Produzir esses artigos foi uma realização profissional, pois serviram para confirmar a área em que atuaria no futuro", ressalta o ex-aluno que defendeu sua dissertação em abril de 2013.

Hoje, na área de Engenharia de Tráfego Móvel da TIM no Rio de Janeiro, Rodrigo sonha em continuar seus estudos. "A carreira de pesquisador no Brasil é muito difícil. As bolsas oferecidas são muito abaixo dos valores pagos aos profissionais da área no mercado, mas gostaria de poder voltar a atuar como pesquisador, talvez na própria empresa em que trabalho, ou por meio de um doutorado", relata.