MLabs Nokia deve ser inaugurado no 1º semestre

Representantes da Nokia em visita ao InatelTrês representantes do Instituto Nokia estiveram no Inatel, no dia 13 de dezembro, para acertar os detalhes da parceria que irá resultar no primeiro mLabs da multinacional finlandesa no Brasil. De acordo com Francisco Beu, líder da área de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), a expectativa é de que o laboratório seja inaugurado no final de março.

O projeto foi divulgado em novembro e envolve o INdT, o Inatel e o Ministério das Comunicações. No mLabs serão oferecidos treinamentos para interessados no desenvolvimento de aplicativos para as plataformas Windows Phone e Serie 40. "Os alunos e empreendedores vão ter acesso a tecnologias e telefones da Nokia. O objetivo é o desenvolvimento de competências locais e regionais para atender a demanda crescente", afirmou Francisco Beu.

O gerente Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Inatel Competece Center, professor Guilherme Marcondes, afirmou que a sala que receberá o mLabs está sendo definida e que os trabalhos serão iniciados após a formalização do contrato e a liberação dos recursos pelo INdT e Ministério das Comunicações.

Inicialmente, a equipe de trabalho deve ser composta por 30 pessoas, que receberão treinamento de profissionais do INdT. Além do Brasil, o México, a Colômbia e o Chile também integram o projeto da Nokia específico para a América Latina. "Ficamos impressionados com a infraestrutura do Inatel, a qualidade dos laboratórios e quantidade de projetos que já vem sendo desenvolvido no Inatel Competence Center. E estamos com uma expectativa muito grande que esse será um dos melhores mLabs da América Latina, completou Beu.