Modelo educacional do Inatel é apresentado em workshop de inovação nos EUA

O vice-diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, representou a instituição em um workshop nos Estados Unidos, organizado pela Embaixada brasileira, em Washington, e apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento debateu iniciativas e políticas entre Brasil e Estados Unidos que podem colaborar com o desenvolvimento tecnológico afim de promover uma transformação digital, com benefícios econômicos e sociais.

O workshop, realizado no final do mês de abril, reuniu representantes dos governos dos Estados Unidos e do Brasil, além de empresas e instituições de pesquisa dos dois países. O painel sobre o incentivo à inovação e como programas educacionais entre os dois países podem ser incentivados para formação e capacitação de profissionais reuniu representantes do Inatel, ITA, Senai, MIT, Microsoft e Singularity University.

Carlos Nazareth apresentou as iniciativas do Inatel nos últimos anos para acompanhar a transformação digital, com metodologias ativas e modernos laboratórios. Também falou sobre a história de Santa Rita do Sapucai e a transformação da cidade por meio da educação e incentivo ao empreendedorismo. “Foi uma excelente oportunidade do Inatel estreitar os contatos com grandes instituições norte-americanas para que, no futuro, possamos ter intercâmbio tanto de alunos quanto de professores. Afinal, são centros referência em pesquisas e metodologias educacionais”, afirmou o vice-diretor.

Além do painel sobre educação, o workshop debateu a conectividade para a transformação digital, com representantes da indústria, das agências reguladoras e dos governos brasileiro e americano, além de estratégias para crescimento econômico.