Multinacionais realizam seleções de alunos dos cursos de tecnologia no Inatel

Os cursos superiores de tecnologia estão em constante crescimento no mercado brasileiro. Além de serem mais rápidos do que as graduações convencionais, as aulas ministradas para os tecnólogos são muito práticas e o estudante já sai da instituição com uma boa bagagem para enfrentar o mercado.

Para os alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia em Automação Industrial e de Tecnologia em Gestão de Telecomunicações do Inatel, além das aulas práticas, o Inatel oferece a oportunidade dos estudantes terem contato direto com grandes empresas, por meio Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais (NEsp) que traz empresas para realizar a seleção de alunos para estágios e empregos.

No último mês, duas empresas multinacionais realizaram seleções de candidatos especificamente para profissionais dos cursos de tecnologia do Instituto. A empresa brasileira Fugro, que faz parte do Grupo Fugro com sede na Holanda, selecionou dois alunos para a segundo etapa do processo Trainee de ROVs (do inglês Remotely Operated Vehicle) que será realizada em Macaé.

Christiano Goulart, engenheiro e instrutor técnico de ROV, destacou a qualidade dos profissionais formados no Inatel, o que incentivou a realização da pré-seleção. "O Inatel, por ser um grande fornecedor de mão de obra de qualidade para o mercado, foi escolhido para a realização de uma pré-seleção para o nosso processo de Trainee. Sou ex-aluno formado nesta instituição, estou certo da qualidade dos alunos do Instituto e da vantagem de agregar um profissional com este diferencial ao nosso quadro de colaboradores", relata.

Outra importante multinacional que realizou uma seleção durante essa sexta-feira, dia 29 de novembro, foi a Varian Medical Systems. A empresa com sede mundial em Palo Alto, Califórnia, é a fabricante líder mundial de dispositivos médicos e software para tratamento de câncer e outras condições médicas.

Segundo Humberto Rodrigues Teixeira, gerente de serviços da Região Sul da Varian, a busca específica por profissionais tecnólogos se dá devido à alta demanda de serviços a serem prestados no mercado. "Temos visto no profissional tecnólogo um perfil bem adaptado a função em campo. Com um perfil mais autônomo, realiza atendimento técnico de manutenção corretiva, preventiva, instalação de equipamentos. Apesar do conhecimento técnico não ser tão aprofundado como de um engenheiro, os conhecimento que este profissional adquire em sua formação e a disciplina com procedimentos os fazem realizar bem o trabalho proposto. Hoje, temos uma demanda para expandir nossa equipe de campo e o tecnólogo é o profissional ideal", ressalta.

Humberto destacou ainda os motivos de realizar a primeira fase de seleção no Inatel. "Atualmente, temos cinco engenheiros formados no Inatel trabalhando na Varian e vimos por experiências na fábrica que o profissional formado na instituição tem um nível técnico elevado. Diante disso, viemos realizar essa seleção na "fonte". Queremos ter uma parceria constante com a instituição", finaliza.

Para o Coordenador do Nesp, Bruno Monteiro, essas seleções representam o reconhecimento na qualidade dos cursos de tecnólogo oferecido pelo Inatel. "Não é comum empresas buscarem profissionais diretamente nas instituições de ensino, porém conseguimos trazer ao Inatel essas empresas, o que mais uma vez comprova que temos formado profissionais de qualidade. Além disso, o apoio dado pelo Nesp incentiva diferentes empresas a realizarem suas seleções por aqui. O resultado é um alto índice de empregabilidade dos alunos".

VESTIBULAR

O Inatel continua com inscrições abertas para o vestibular 2014, podendo ser feitas até dia 04 de dezembro pelo site (www.inatel.br/vestibular). As provas acontecem dia 07 de dezembro no campus do Instituto, em Santa Rita do Sapucaí.