"O Inatel hoje fornece mão de obra mais qualificada, no meu ponto de vista, para o que fazemos". Foi com essa frase que o Diretor Operacional da empresa Neomera, que atua no ramo de prestação de serviço para operadoras de telefonia celular, e ex-aluno do Inatel, Marcos Magalhães Monti definiu o que tem trazido à empresa a realizar pela quarta vez a seleção de estagiários no Instituto.
Durante uma semana os 27 alunos do diversos períodos do curso de Engenharia de Telecomunicações pré-selecionados pelo Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais – Nesp participaram de uma apresentação da empresa apontando as tecnologias que são utilizadas, realizaram treinamento disponibilizado pela empresa e provas, resultando na contratação de 11 estagiários.
O Diretor da Neomera destacou ainda a qualidade dos estagiários contratados anteriormente. "Os estagiários que contratamos são bem qualificados, com muita vontade de aprender. Temos vários casos de ex-estagiários nossos que estão bem colocados no mercado de trabalho", disse.
A aluna do 8º período do curso de Engenharia de Telecomunicações, Ariel Cristina Teodoro, destacou como o curso dado pela empresa acrescentou em sua vida acadêmica. "O curso para nós que fazemos telecomunicações foi a oportunidade de mostrar onde vamos aplicar todo que aprendemos ao longo da graduação. Eu tomei mais gosto por telecomunicações, tudo fez mais sentido em minha cabeça e as matérias se encaixaram . Esse iniciativa do NEsp é uma importante oportunidade de nos inserir no mercado de trabalho sem ter que procurar os grandes centros".
Leonardo Augusto de Souza Simões, também aluno do curso de Telecomunicações no 10º período, também destacou as iniciativas do NEsp. "É muito bom o Inatel trazer empresas para dentro da Instituição para realizar seleções. Desde que entramos aqui sabemos que o índice de empregabilidade dos alunos que formam aqui é alto. Então trazer essas empresas aqui facilita na hora de procurarmos um estágio e também decidir qual melhor caminho seguir".
De acordo com o coordenador do NEsp, professor Bruno de Oliveira Monteiro, "é muito importante esse tipo de parceria entre empresa e Inatel, pois com isso, elas estão sempre perto dos alunos e contribuem para a entrada deles ao mercado de trabalho". Bruno acrescentou que a perspectiva é que para o segundo semestre o Inatel recebe cerca de 15 empresas para a realização de seleção de estágio.