A reportagem de segunda-feira, 13 de julho, do quadro Sala de Emprego do Jornal Hoje, mostrou o aquecimento da área de Tecnologia da Informação no país (assista aqui). O setor registrou, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 44,2% no número de vagas de emprego, o que mostra que a área continua em ascensão mesmo com a recessão econômica que afeta o Brasil.
E a tendência é que essa área permaneça aquecida nos próximos anos. Segundo estudo feito pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) a tendência é que o setor cresça, no mundo todo, impulsionado por tecnologias como Internet das Coisas, Big Data, Cloud Computing, entre outras. As previsões dos institutos de informação em tecnologia sugerem percentuais entre 5% a 10%, e os países emergentes, como o Brasil, deverão ter os melhores desempenhos.
Clique para ler o estudo completo
"São nos momentos de crise que as empresas mais investem na contratação de profissionais especializados para atuar na busca de soluções que permitam otimizar seus processos para gerar mais resultados com menos recursos", explica o gerente de Desenvolvimento de Negócios do Inatel, Leandro Guerzoni. E o destaque, segundo ele, são as empresas das áreas de Finanças e Telecomunicações, que estão investindo pesadamente para melhorar sua infraestrutura, apostando na mobilidade.
A boa notícia é que a maioria dos cargos com grande demanda por profissionais de TI podem e, geralmente, são ocupados por engenheiros e tecnólogos. O presidente da Associação Brasileira das Empresas de TI de Minas Gerais, Marcello Ladeira, fala na reportagem do Jornal Hoje, que as empresas geralmente procuram por pessoas com formação técnica ou superior, mas sem exigir formação específica, e sim conhecimentos e habilidades como gostar de lógica, matemática e de desafios.
Para quem deseja ingressar na área de TI, o Inatel oferece cursos nas áreas de Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações e Tecnologia em Gestão de Telecomunicações, entre outros, além de cursos de especialização presenciais e a distância sobre diversos temas ligados à área. Saiba mais em www.inatel.br/vestibular e www.inatel.br/ead.