Novas ideias, novos negócios e o desenvolvimento de novas tecnologias são alguns dos propósitos das recém-chegadas startups que ingressaram na incubadora de empresas do Inatel. Em menos de dois meses, três novas ideias foram recebidas nos processos de ideação e de pré-incubação. São startups que atuam com soluções voltadas para as áreas de Inteligência Artificial, Smart Cities e de Telecomunicações.
“Esses novos empreendedores possuem a missão de planejar e executar suas ideias. Em cada uma delas temos pelo menos um aluno, ou ex-aluno do Inatel como sócio o que é de extrema importância para a instituição e para o desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado”, comentou a Gestora da incubadora de empresas do Inatel, Tânia Rosas.
Confira as novas startups participantes das fases de pré-incubação e ideação do Inatel:
Fase de Pré-incubação
Fiscoserv
A Fiscoserv propõe uma solução para gerar informações financeiras e contábeis, como DRE, balanço, fluxo de caixa e índices, de forma clara e objetiva. Utilizando conceitos de Business Analytics, a startup cruza dados do cenário atual do cliente com indicadores do mercado, e, através de Dashboards interativos, auxilia na tomada de decisões nas estratégias de venda, estoque e de fornecedores. Utilizando Inteligência Artificial, são realizadas predições de resultados da empresa, que permitem uma perspectiva futura para um melhor planejamento de um negócio.
Motus
A Motus nasceu de uma ideia de otimizar o trânsito e a mobilidade, integrando um dos serviços essenciais com o advento das Smart Cities. O objetivo é que as pessoas percam menos tempo no trânsito, o que acarreta consequências imediatas na qualidade de vida para todos, com a redução de emissões, menos ruído, menor desgaste físico e, em última análise, menores custos de transporte. Além disso, o uso de novas tecnologias aliadas às já existentes permitirá a implementação de um sistema que ajudará na redução do número de acidentes e seus consequentes problemas.
Fase de Ideação
Intelligent Deal
Solução inteligente para redução de custos de implantação em projetos de telecomunicações e correlatos.
“É um caminho longo de muito trabalho, mas que dá resultado. Temos muitas empresas graduadas que hoje colaboram na geração de empregos, que estão à frente de novas tecnologias e que estão fechando grandes parcerias comerciais. Dentro do programa de incubação, passando pelas fases de incubação, pré-incubação e da fase de incubação, elas podem participar de programas e eventos de aceleração, de empreendedorismo, e eventos que visam principalmente o networking, o que nesta fase é um dos pontos mais importantes para o crescimento delas”, concluiu a Gestora.
Edital 2019
Mesmo com a entrada de novas startups, a Incubadora do Inatel está com as inscrições abertas para receber novas ideias por meio do Edital de 2019. Podem participar da seleção pessoas físicas ou jurídicas, organizadas em equipes de no mínimo dois participantes, contendo no mínimo um aluno regularmente matriculado em algum dos cursos do Inatel ou um ex-aluno formado no Instituto. A inscrição pode ser realizada aqui.