CIDC é resultado de convênio entre o Instituto e a Huawei
Mais uma vez, os alunos do Inatel são beneficiados com a proximidade do Instituto com o mercado de tecnologia e telecomunicações. O Centro de Desenvolvimento de Competência e Inovação (CIDC), inaugurado oficialmente nesta terça-feira, dia 13 de junho, é resultado de um convênio entre a Huawei e o Inatel para o desenvolvimento do setor através de inovações e formação de novos talentos para o mercado brasileiro. O CIDC reúne cerca de cem pessoas, entre engenheiros e estagiários, que vão atuar no desenvolvimento de competências e de soluções de redes de comunicação móvel para operadoras de todo o Brasil. Do total de profissionais envolvidos, 60 são estagiários, todos alunos do Inatel, que integram a chamada Fábrica de Talentos, que vai oferecer mais de 250 horas de treinamento especializado para esses estudantes.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da Diretoria do Inatel, do presidente da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações – Finatel, José Geraldo de Souza, do vice-presidente da Huawei no Brasil, Huang Yi Bing, do vice-presidente de Serviços da Huawei no Brasil, Luiz Gustavo Medeiros Queiroz, ex-aluno do Inatel, do diretor de Relações Públicas da Huawei no Brasil, Carlos Lauria, e do diretor de Serviços da Huawei do Brasil, Breno Santos, também ex-aluno do Inatel.
O VP de Serviços da Huawei, Luiz Gustavo Medeiros Queiroz, falou sobre os benefícios do CIDC para a comunidade, as operadoras e a indústria. “Para a comunidade, a Huawei promoverá transferência e desenvolvimento do conhecimento em diversas áreas TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Para as operadoras, providenciaremos profissionais qualificados para esse novo mercado, que é também um desafio, da transformação digital. E para a indústria, trabalharemos para atingir os objetivos e o desenvolvimento da área de TIC no Brasil, uma vez que buscaremos levar o serviço de internet rápida para todo o território nacional”.
O vice-presidente da Huawei no Brasil, Huang Yi Bing, destacou a importância de trabalhos em parceria com instituições de ensino e pesquisa, como o Inatel. “É um ponto chave para nós, uma vez que podemos trabalhar juntos para fornecer soluções às necessidades e demandas de nossos clientes. O centro também vai permitir o surgimento de novos talentos e o desenvolvimento de profissionais para a nossa área, o que contribuirá para o desenvolvimento do mercado brasileiro e do setor de telecomunicações”.
E exatamente esse o diferencial dos alunos que escolhem o Inatel para fazer a sua formação profissional. Além de laboratório de ponta, com o uso das tecnologias mais atuais no mercado, os estudantes estão próximos das mais de 200 empresas parceiras do Instituto para pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Acreditamos que os vários estagiários que estão envolvidos nesse e em outros importantes projetos dentro do Inatel, em parceria com diversas empresas, vão contribuir para o desenvolvimento da Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC) de nosso país. Afinal, o Inatel tem como missão oferecer recursos humanos de excelência para o mercado de trabalho, através de uma moderna estrutura curricular e laboratorial mas, também, através da oportunidade de participação dos alunos em projetos de mercado”, disse o vice-diretor do Inatel e pró-diretor de Graduação, professor Carlos Nazareth Motta Marins.
Confira a galeria de fotos no Flickr.