Novos alunos angolanos chegarão ao Inatel no segundo semestre

inatel-comissao-angola-mar-2012O Inatel receberá no segundo semestre mais alunos angolanos para estudarem na instituição por meio de bolsa do Instituto Nacional de Bolsas de Estudos de Angola - INABE e do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias da Informação de Angola - MTTI. Atualmente 23 alunos angolanos estudam no Inatel.

Além de receber alunos angolanos para se graduarem no Instituto, o Inatel prossegue com o curso de pós-graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações em Luanda, curso esse iniciado em 2011. No mês de abril o professor Rinaldo Duarte Teixeira de Carvalho, especialista do Inatel Competence Center – ICC viajou para o país com o objetivo de ministrar uma disciplina no curso de pós e comandar palestra para pais e futuros alunos do Inatel, aprovados no último vestibular.

Rinaldo comenta que a visita de professores e representantes do Inatel a Angola é importante para solidificar ainda mais a parceria que o Inatel tem com o país. "Angola está em plena reconstrução após o término da guerra civil. Podemos ajudar o governo angolano no progresso do país, principalmente com transferência de conhecimento por meio de programas de treinamento, pós-graduação e consultoria", ressalta.

Comitiva de Angola visita o Inatel

Representantes de Angola visitaram o Inatel no mês de março. O objetivo da visita foi firmar convênio com o Inatel para o envio de estudantes ao Instituto durante o ano de 2013. Visitaram o Inatel o Decano do Instituto Politécnico de Huambo, José Bonifácio Vissetaca e o representante do ministro das telecomunicações de Angola, engenheiro Antônio Lopes Manuel Barros.

Na ocasião os visitantes conheceram todos os setores do Inatel e visitaram a Escola Técnica de Eletrônica e empresas de Santa Rita do Sapucaí. No Instituto foram recebidos pelo diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, para tratar da assinatura de novos convênios com instituições de ensino e pesquisa de Angola.

A visita representou o início das negociações que podem ampliar a atuação do Inatel em Angola. Atualmente o Instituto já é parceiro de diversas instituições angolanas como Ministério das Telecomunicações e Tecnologias da Informação, MSTelecom, Instituto Nacional de Telecomunicações de Angola – Itel, Movicel, Televisão Pública de Angola e etc.

Para o professor Leonardo Luciano de Almeida Maia, do Escritório de Relações Internacionais do Inatel, esta visita realça a confiança de Angola nos trabalhos do Inatel. "Vários novos projetos estão em negociação no momento o que mostra a confiança que diversas instituições angolanas depositam no Inatel atualmente. Continuaremos trabalhando diretamente com as instituições angolanas e também nas demandas de cooperação do governo brasileiro no caso da TV Digital em Angola", disse.