Neste sábado, dia 24 de maio, seis alunos do curso de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica do Inatel participarão da 3ª Maratona Mineira de Programação que será realizada na Universidade Federal de Viçosa - UFV.
Divididos em duas equipes e orientados pela professora Crishna Irion, os alunos tentarão que resolver durante as 5 horas da maratona o maior número possível dos oito ou mais problemas que são entregues no início da competição.
A maratona é dirigida à alunos de curso superior de computação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação) e áreas afins (Engenharias, Matemática, Física, etc).
Segunda a professora, a participação nessa maratona é uma importante forma de colocar em prática os conceitos aprendidos. "A Maratona é a aplicação prática de todos os conceitos que os alunos aprendem sobre programação ao longo do curso. Eles aprendem colocando em prática a resolução de desafios. Além do que é um importante teste para a fase regional que acontecerá em setembro, onde sim haverá competição", afirma Crishna.
A Maratona Mineira de Programação é um movimento das instituições de ensino de Minas Gerais para preparar suas equipes para a Maratona de Programação, um evento nacional organizado pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação. O intuito é manter os alunos motivados com a Maratona de Programação durante todo o ano, melhorando o desempenho individual e em equipe e, consequentemente, o resultado das instituições mineiras nas competições de programação no cenário brasileiro e mundial. A competição estimula nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
"É uma maneira de aplicar de uma forma divertida o que aprendemos no Inatel. E participar de Maratonas de Programação nos traz conhecimentos a mais, pois caso tenhamos algum problema no dia a dia poderemos resolvê-lo com mais facilidade", comenta o aluno do 6º período da Engenharia de Computação, Marcos Paulo da Silva Botelho.