No dia 19 de março foi promovida a palestra de abertura das atividades de preparação para a 31ª Feira Tecnológica do Inatel – Fetin. No ano passado os alunos tiveram que passar por etapas eliminatórias para apresentarem o projeto na Feira. Este ano as eliminatórias também serão adotadas e diversas novidades estão previstas para o maior evento de inovação do Inatel.
A palestra que inaugurou a preparação para a Fetin 2012, ministrada pelo publicitário Alexandre Prado, teve como principal objetivo mostrar aos alunos que elementos às vezes não levados em conta no projeto podem representar o diferencial necessário para o produto se tornar um sucesso, como por exemplo, o correto planejamento de marketing, a escolha do público alvo, qual estratégia mercadológica será adotada para colocar o produto no mercado, etc. "Os elementos intangíveis que podem estar atrelados aquela invenção que vocês já desenvolveram, podem ser os elementos que estão faltando para que vocês possam ter produtos que já existem, reposicionados no mercado para deixar vocês milionários", disse o publicitário.
Uma das novidades da 31ª Fetin é que os projetos serão construídos a partir da utilização da metodologia Project Management Institute – PMI. Para explicar sobre o método, no dia 20 de março o engenheiro do Inatel Competence Center Alexandre Sodré ministrou uma palestra com o tema "Os benefícios da metodologia PMI no desenvolvimento de projetos". O engenheiro explicou sobre como é composto um projeto que utiliza a metodologia PMI. O método estabelece padrões globais para o gerenciamento de projetos e leva em conta seis fatores como custo, recursos humanos, qualidade, tempo, comunicação, integração, etc.
Em ambos os dias, antes do início da palestras o coordenador da Fetin, professor Bruno de Oliveira Monteiro explicou as novidades da Feira para este ano. Além do desenvolvimento de projetos utilizando a metodologia PMI, em 2012 o evento terá novidades como: trabalhos acompanhados por professores orientadores, revista Fetin com publicação dos artigos dos projetos, incentivo a premiação temática que concede estágios para os alunos, e maior internacionalização da Feira Tecnológica. "Disponibilizamos inscrições para alunos estrangeiros apresentarem projetos na Fetin. O objetivo é promover a integração cultural dos alunos e não a competição, por isso os projetos internacionais não disputarão prêmios", ressaltou o coordenador.