Participantes do projeto internacional HEIComp visitam Inatel

EN V Funded by the EU POS 

Desde o início do ano, o Inatel participa do projeto internacional HEIComp. Financiado pela União Europeia, o projeto é voltado para a reestruturação de disciplinas acadêmicas com o intuito de promover uma maior integração universidade – empresa. Nesta semana, foi realizada a primeira reunião dos integrantes do projeto no Brasil, que aconteceu em Varginha, e na oportunidade, os participantes aproveitaram para visitar o Inatel.

Estiveram presentes professores do Grupo Unis e da Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG), ambas de Minas Gerais; da Universidad Nacional de Itapua e da Universidad Autonoma de Encarnación, do Paraguai; do Instituto Politécnico do Porto, de Portugal; da Transilvania University of Brasov, da Romênia e da Laurea University of Applied Sciences, da Finlândia.

HEIComp logoSegundo o professor Bruno Monteiro, que participa da coordenação do projeto do Inatel, esse foi o segundo encontro presencial dos parceiros do projeto, mas o primeiro com a participação dos professores. “Tivemos um curso sobre como utilizar metodologias Working Life Connected (WLC). Fizemos vários exercícios de utilização dessa metodologia, em Varginha, nesses dois dias e agora, antes do retorno deles para o país de origem, trouxemos ele para conhecer nossa infraestrutura”, explica ele.

“Foram cerca de 40 participantes, ao todo, sendo 10 professores do Inatel. O próximo encontro será virtual e está previsto para o dia 12 de junho. Nele, já teremos que entregar alguns trabalhos que foram propostos nesse treinamento, voltada para início da preparação da disciplina”, detalha.

O professor da Laurea University, Tero Uusitalo, que é um dos coordenadores do projeto HEIComp, ficou impressionado com o trabalho desenvolvido na instituição. “Foi um tour bem interessante, vimos vários laboratórios e o que foi mais fascinante foi ver a integração que já existe aqui entre a universidade e as empresas. O Inatel parece oferecer muitas facilidades para os estudantes desenvolverem engenharia juntamente com empresas. Vocês devem ficar orgulhosos disso. É tudo muito integrado e com muito envolvimento”, disse.

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.