A passeata teve como objetivo mobilizar a população para o problema ambiental causado pelo Lixo Tecnológico. Os alunos levaram faixas com frases de alerta e distribuíram material informativo. Ao final, se reuniram na Praça Central de Santa Rita, onde foi montado um posto de coleta para recolher equipamentos eletrônicos inutilizáveis da população para serem enviados à reciclagem.
Foi recolhida uma grande quantidade de equipamentos dentre monitores, impressoras, pilhas, baterias, celulares, controles remotos, rádios, fios e cabos. Instituições da cidade também se mobilizaram e enviaram equipamentos para a sede do Cas@viva. O próximo passo será fazer a separação dos materiais. Alguns materiais serão usados para fazer artesanatos, mas a maior parte será enviada para empresas especializadas em reciclagem.
Segundo o professor Carlos Alberto Vasques, que coordena o estudo que será feito no Inatel sobre o Lixo Tecnológico, o intuito é separar materiais que possam contaminar o meio ambiente para promover o seu correto descarte e a possível reutilização das substâncias neles contidas.
Lixo Tecnológico é tema de pesquisa no Inatel
Ações:
Núcleo de Empreendedorismo: Estudo de viabilidade técnica e econômica
Programa Inatel Cas@viva: Trabalho de conscientização com alunos
Prefeitura do Campus: Relacionamento com empresas de reciclagem e armazenamento do material
Acadêmicos: Pesquisa de Iniciação Científica