Pelo 10º ano Inatel participa do BME Summer Course na Alemanha

inatel-sumercourse-out2014 3Os alunos Mário Henrique Carvalho de Oliveira, Isabel Francine Mendes e Iracema Ariel de Morais Bonomini juntamente com o professor Wanderson Eleutério Saldanha representaram o Inatel.Mais uma vez os alunos do Inatel participaram do curso intensivo de Engenharia Biomédica, BME Summer Course 2014 realizado pela Jade University, localizada em Wilhelmshaven, na Alemanha. O tema esse ano foi "Designing Devices for Healthy Ageing - An International Challenge - Projetando Dispositivos para o Envelhecimento Saudável - Um Desafio Internacional".

Esta foi a 10ª turma que o Instituto enviou para participar do intercâmbio. Os alunos Mário Henrique Carvalho de Oliveira, Isabel Francine Mendes e Iracema Ariel de Morais Bonomini juntamente com o professor de graduação e pós-graduação do Inatel nos cursos de Automação e Controle e Engenharia Biomédica Wanderson Eleutério Saldanha representaram o Inatel. Os alunos João Luiz Brancalhone Filho e Marlon Mendonça Pederstoli de Oliveira que estão realizando intercâmbio no país também participaram do Summer Course.

Desde 2005, o Instituto possui um acordo de cooperação científica com a universidade alemã, o que possibilita alunos e professores realizar as atividades promovidas anualmente pela Jade University. A intenção é incentivar a interdisciplinaridade na área de Engenharia.

inatel-sumercourse-out2014 2O aluno do 7º período de Engenharia Biomédica, Mário Henrique Carvalho de Oliveira destacou a importância em participar do curso de verão. "Participar do Summer Course, foi uma experiência incrível, pois além de estudar em uma excelente universidade, pude conhecer pessoas de diversos países e viver um pouco a cultura de cada um. Vou levar essa experiência por toda minha vida. Agradeço a Jade University e ao Inatel pela grande oportunidade",

Isabel Mendes, aluna também do curso de Engenharia Biomédica falo sobre a experiência do intercâmbio. "A experiência que eu tive durante a graduação no Inatel me deu uma base boa para fazer esse curso. Apesar do curso do Inatel ser mais novo em relação ao da Jade University, não há diferenças nas tecnologias utilizadas. O que pude notar é que o que aprendemos aqui no Inatel está compatível com o que eles estudam lá. Outra coisa importante que tenho que destacar é o apoio da equipe no Nesp (Núcleo de Estágios e Emprego do Inatel) durante todo o tempo que estivemos lá", ressalta a estudante.

O curso foi dividido em cinco linhas de estudo, teve duração de três semanas e reuniu cerca de 75 estudantes e professores de 15 países.