Pesquisa desenvolvida por alunos de Automação mostra como a robótica pode otimizar os processos industriais

As aplicações foram demonstradas no Robô Industrial do Laboratório de Industria 4.0

Os alunos Flávio Florentino e Giuliano Carvalho, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Inatel, desenvoveram uma pesquisa com o intuito de mostrar como a automatização pode otimizar os processos industriais. A pesquisa foi feita como parte do Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos, apresentado no dia 28 de novembro, e utilizou o Robô Industrial do Laboratório de Indústria 4.0 da instituição para demonstrar as aplicações.

inatel tcc robo industria4.0 2A iniciativa apresentada pelos autores do projeto mostra como é possível executar a aplicação final de uma programação com precisão, integrando softwares e máquinas dentro da indústria. Segundo o aluno Flávio Florentino, a aplicação foi desenvolvida para que se pudesse realizar a execução final em um robô industrial real. "O software permite escolher diversos tipos de robôs, bem como realizar diversas aplicações vistas em ambientes industriais. Para demonstrar seu funcionamento, desenvolvemos a aplicação executada pelo robô do nosso laboratório", diz.

Para Giuliano Carvalho, apresentar a iniciativa realizada com uma tecnologia tão grande é algo importante para sua trajetória estudantil. "Está sendo uma experiência muito boa, uma vez que trabalhar com um robô industrial logo na graduação é algo extremamente significativo", conta.

O orientador do trabalho, professor João Paulo Carvalho Henriques, afirma que a robótica está cada vez mais presente em grande parte dos processos produtivos, daí a importância desta pesquisa. “Orientar um Trabalho de Conclusão de Curso utilizando um robô industrial foi desafiador, mas ao mesmo tempo gratificante, pois conseguimos unir os conceitos teóricos de robótica com a parte prática, integrando diferentes ferramentas de software para a geração da trajetória do robô”, aponta.

O equipamento utilizado foi instalado na instituição em março deste ano. O robô Stäubli SCARA TS60 foi doado pela Aptiv, empresa de Paraisópolis (MG), que é parceira do Inatel. A máquina é utilizada nas atividades de ensino e pesquisa dos alunos.