Equipe do Laboratório WOCA, onde atuam os pesquisadores premiados no SBFoton 2021
Durante a Conferência Internacional de Óptica e Fotônica - SBFoton (IOPC) 2021, realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho, um trabalho apresentado por três pesquisadores do Inatel alcançou a terceira colocação entre 48 inscritos, pela relevância do tema para o evento. O congresso da Sociedade Brasileira de Fotônica, recebeu apoio da renomada organização IEEE e incluiu sessões plenárias e técnicas, visitas virtuais a laboratórios de fotônica e a competição de trabalhos para estudantes em que os especialistas do Inatel foram premiados.
O Student Paper Competition ofereceu aos alunos participantes do SBFoton 2021 uma premiação em dinheiro, além de uma importante certificação científica da Sociedade Internacional de Fotônica do IEEE. A partir do lema: "Keep on Shining" - um toque de esperança para o presente e o futuro, foram julgados os papers que mais contribuíam para o desenvolvimento do tema. E o artigo dos pesquisadores Celso Henrique de Souza Lopes, Eduardo Saia Lima e Luiz Augusto Melo Pereira, orientados pelo Prof. Dr. Arismar Cerqueira Sodré Júnior recebeu a premiação de US$500,00 (quinhentos dólares) além do reconhecimento internacional.
Da esquerda para direita: Celso Henrique de Souza Lopes, Luiz Augusto Melo Pereira e Eduardo Saia Lima
Para o aluno de doutorado do Inatel, Celso Henrique de Souza Lopes, a participação nesses eventos internacionais intermediados pela Instituição acrescenta muito ao currículo acadêmico. "O Inatel proporciona, por meio da infraestrutura de seus laboratórios, a oportunidade de colocar em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula e, de certa forma, fazer pesquisa e ter a experiência de participar em congressos nacionais ou internacionais o que é muito enriquecedor" pontua o doutorando.
O artigo premiado levou o título: Coexistência pacífica entre 5G NR e LTE-A em um fronthaul baseado em RoF. Os três pesquisadores atuam no WOCA do Inatel e realizam pesquisas nas áreas de comunicações ópticas e fotônica para 5G e 6G. Segundo o Coordenador do Laboratório, o Prof. Dr. Arismar Cerqueira, o artigo forneceu uma importante contribuição para a comunidade científica internacional envolvida na Conferência e a premiação, tanto em dinheiro, quanto científica, é um reconhecimento da qualidade do trabalho proposto por seus colaboradores-alunos, orientados por ele.