Pesquisas de relevância mundial são apresentadas no IWT 2015

A 6ª edição do International Workshop on Telecommunications, o IWT 2015, contou com mais de 180 participantes e com a apresentação de 33 trabalhos científicos desenvolvidos em universidades do Brasil e do exterior. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os estudos de pesquisadores de renome mundial e assistir a tutoriais sobre temas ligados às mais diversas áreas das Telecomunicações.

Sarah Kate Wilson apresentou suas pesquisas na área de Comunicações Ópticas sem fioAs presenças ilustres foram das pesquisadoras Sarah Kate Wilson e Zhi (Gerry) Tian, ambas consideradas Fellows do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), nominação dada aos pesquisadores que contribuíram significativamente para o desenvolvimento tecnológico mundial por meio de seus estudos. "Nunca tinha vindo ao Brasil, então essa foi uma ótima oportunidade de vir e saber o que as pessoas estão fazendo por aqui. É sempre interessante conhecer as pesquisas desenvolvidas em outros países e explorar oportunidades de colaboração internacional", disse Zhi (Gerry) Tian.

Outros destaques foram as participações do professor Lisandro Granville, diretor de P&D do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (CTIC) da Rede Nacional de Pesquisa e presidente do Comitê de Gerenciamento e Operação de Redes do IEEE, e do diretor regional da International Telecommunication Union – ITU para as Américas, Bruno Ramos.

inatel-iwt-2015 2O evento teve o apoio da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), como nos anos anteriores, mas foi a primeira vez que foi co-patrocinado pela IEEE Communications Society. Com isso, todos os artigos aceitos e apresentados no evento sejam disponibilizados no maior banco de dados na área de Engenharia Elétrica do mundo: o IEEE Xplore. Para o general chair do IWT 2015, professor José Marcos Câmara Brito, esse apoio coloca o congresso em outro patamar, pelo ponto de vista da visibilidade externa e no meio acadêmico.

Percepções

Apresentação de Ruben Ortega BlancoO estudante do curso de pós-graduação em Engenharia de Automação da Universidade de Brasília – UNB, Ruben Ortega Blanco, ficou impressionado com o alto nível dos participantes e dos trabalhos apresentados no evento. "Senti orgulho em poder publicar meu artigo junto a esses pesquisadores. Também fiquei impressionado com a qualidade das instalações do Inatel e com a atenção que recebi dos funcionários, da equipe de organização, sempre muito preocupados. Isso é muito bom, me senti em casa. Foi uma experiência maravilhosa, gostaria de voltar", destacou Ruben, que é natural de Cuba e está há dois anos no Brasil.

inatel-iwt-2015Luiz Henrique Ramos da Silva, que trabalha na Petrobrás e participou do evento como ouvinte, também ficou surpreendido com a qualidade do conteúdo do evento. "Não conhecia a instituição e achei sensacional. Já estou com vontade de voltar daqui a dois anos, no próximo IWT", comentou.