Duas publicações científicas da área de Engenharia Biomédica lançadas recentemente contam com artigos escritos por alunos e professores da instituição, referentes a estudos de Iniciação Científica e Mestrado desenvolvidos nos centros de pesquisa do Instituto.
Os artigos “Exoesqueleto do membro superior por músculos pneumáticos” e “Adaptação de robô humanoide impresso em 3D em uma prótese sensorial de membro superior”, que descrevem projetos em desenvolvimento do CDTTA, centro voltado para a criação de Tecnologias para a Saúde, integram o livro “A Produção do Conhecimento em Engenharia Biomédica” publicado pela Atena Editora.
A publicação open access traz os artigos na integra. Clique na imagem para acessar.
O primeiro artigo remete ao projeto que foi pensando por um ex-aluno, bolsista do Centro, cujo pai perdeu um dos ossos do braço por conta de um câncer. Vendo as limitações do pai, o pesquisador teve a ideia de projetar um exoesqueleto controlado por meio de sinais mioelétricos, que permite fazer o movimento de flexão ou extensão com os braços.
O segundo artigo é referente ao projeto Mão Robótica que prevê a criação de uma prótese de baixo custo, com funcionalidades que permitam aos pacientes realizar movimentos meticulosos por meio da estimulação neuromuscular. O projeto ficou entre os oito melhores do país no BMEBioBrazil, competição de soluções tecnológicas para a área da saúde realizada pela California State University e pelo IEEE LA BEM, no dia 1º de junho, em Curitiba (PA).
Outros quatro artigos, um deles também relacionado ao projeto da Mão Robótica, constam no livro do XXVI Brazilian Congresso on Biomedical Engineering, compilado de trabalhos do Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica de 2018, publicado pela editora Springer. A publicação de circulação internacional pode ser adquirida no site da editora. Clique na imagem para acessar.
Para o professor Filipe Loyola Lopes, que é ex-aluno do curso de Engenharia Biomédica e teve um artigo de sua autoria entre as publicações, essas divulgações são muito importantes porque validam o avanço da Ciência. “Quando submetemos um artigo, ele passa pelo crivo de vários profissionais com vasta experiência na área ou áreas correlatas, então, cada um consegue analisá-lo de perspectivas diferentes. Conseguir a aprovação para participar dessas publicações, mostra que os trabalhos desenvolvidos aqui geram bons frutos, o que é muito importante para nós professores, para os alunos e para a instituição”, destaca.