André Petroff falou sobre efeitos da indústria 4.0 na comunicação industrial e destacou parceria entre o Inatel e a associação
O Inatel realizou, no sábado (12), a aula magna para celebrar o início das atividades dos cursos de pós-graduação da instituição neste ano. Cerca de 130 pessoas, dentre alunos e professores, participaram da atividade que aconteceu de forma online. O convidado, André Petroff, falou sobre a indústria 4.0 e os impactos que ela exerce sobre as tecnologias de comunicação industrial. Os ouvintes puderam aprender mais sobre a área e tirar dúvidas.
Petroff é graduado em Engenharia Elétrica pela Unesp e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Ele é presidente da Associação Profibus/Profinet no Brasil e trabalha em uma das principais fabricantes de sensores e soluções inteligentes para a automação de fábricas, logística e processos.
Durante a palestra, ele falou como a otimização de processos por meio da tecnologia beneficia a cadeia produtiva de uma empresa. "A gente encontra projetos no mercado, onde a indústria quer comprar exatamente essa adequação, essa digitalização do chão de fábrica para poder, depois dessa digitalização, trazer esses dados para esse nível de análise dentro de um sistema de eficiência global do equipamento", conta.
André abordou também como o machine learning, ou aprendizado de máquina, permite a análise de dados durante a automatização de processos. "O machine learning criou uma inteligência onde, de acordo com algumas medições que são feitas ao longo da produção, uma segregação de um lote para passar no raio-x no final e testar a qualidade desse produto final", aponta.
O professor do Inatel, Alexandre Baratella, coordenador dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica, destacou a parceria entre a instituição e a Associação Profibus/Profinet no Brasil. "A gente tem um curso certificado aqui no Inatel. Inclusive, o Inatel é o único centro do Brasil que oferece treinamentos de Profinet. Só o Inatel pode fazer esse treinamento no país", afirma.
Para o presidente da associação, a parceria é de grande importância. “É muito legal essa parceria com o Inatel. Tem dado certo há vários anos e a gente está muito feliz de ter essa cooperação. É muito legal ver esse movimento dentro do Inatel, isso dá um apoio muito grande para nós”, avalia.