O professor do Inatel, Luciano Leonel Mendes, foi nomeado como membro da Câmara de Avaliação de Projetos na área de Arquitetura e Engenharia (TEC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG. A nomeação foi informada pela Portaria PRE Nº 009/2022, divulgada no Diário do Executivo do dia 22 de fevereiro, e vale para o período de 2 anos. Vinculadas à Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, as Câmaras de Avaliação de Projetos são responsáveis pela análise, julgamento e recomendação dos pleitos apresentados à fundação. Elas são compostas por pesquisadores e profissionais de reconhecida experiência e conhecimento em sua área de atuação.
Para o professor, fazer parte da Câmara de Arquitetura e Engenharias – TEC é uma imensa honra e uma grande oportunidade de poder contribuir com um enorme conjunto de ações de sucesso ao fomento da pesquisa no Estado de Minas Gerais. “Ao longo de toda a minha carreira como pesquisador, a FAPEMIG sempre apoiou o desenvolvimento científico e tecnológico no nosso estado de uma forma contundente. A responsabilidade com qual a FAPEMIG aloca os recursos em projetos de pesquisa de acordo com seu mérito científico e potenciais impactos positivos na sociedade mineira é algo que estimula os pesquisadores a buscarem sempre pela excelência em suas diferentes áreas de atuação. Espero estar à altura do desafio e colaborar para que os projetos de pesquisa vindouros fomentados pela FAPEMIG mantenham a tradição de excelência e qualidade”, revela.
Luciano é graduado em Engenharia Elétrica e Mestre em Telecomunicações pelo Inatel, com Doutorado em Engenharia Elétrica pela Unicamp e pós-doutorado na área de esquemas de modulação digital para a quinta geração de redes móveis celulares pela Technische Universität Dresden, na Alemanha. É professor do Inatel desde 2001, onde atua no ensino de graduação e pós-graduação, além de ter ocupado os cargos de gerente técnico do Laboratório de Desenvolvimento de Hardware e coordenador do Curso de Mestrado de Telecomunicações. Foi coordenador de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, merecendo destaque aqueles voltados para TV Digital. Hoje, coordena as atividades de pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), sendo o responsável pelas pesquisas em 5G e 6G da instituição.