Professor do Inatel participa da assinatura de acordo internacional de 5G

Iniciativa reúne principais países que pesquisam a futura geração de comunicação móvel

Brasil, União Europeia, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e China assinaram um acordo multilateral de cooperação tecnológica em 5G em uma cerimônia realizada em Tóquio nesta quarta-feira, dia 24 de maio, durante o 5G Global Event. No ato, o país foi representado pelo professor do Inatel, José Marcos Câmara Brito, que é Secretário-Geral do Projeto 5G Brasil.

O professor apresentou o 5G Brasil, formado por representantes de associações, instituições de pesquisa, governo e empresas do setor de Telecomunicações, além de dados sobre as necessidades e perspectivas do Brasil para o 5G, uma das principais metas do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) do Inatel. “O 5G irá revolucionar o setor de telecomunicações no Brasil e no mundo. Os desafios tecnológicos para definição e implantação desta rede são enormes. Pela primeira vez, o Brasil está tendo a oportunidade de participar do processo de definição da tecnologia de uma nova geração de rede de comunicações móveis. A assinatura deste acordo multilateral é de fundamental importância para aproximar as iniciativas que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Projeto 5G Brasil com aquelas que estão em desenvolvimento nos principais centros de pesquisa e desenvolvimento do mundo e também com as atividades desenvolvidas nas principais organizações do mundo responsáveis por definir, padronizar e desenvolver a futura rede 5G”.

A assinatura do convênio é um marco importante nas ações brasileiras de desenvolvimento da nova geração de comunicação móvel, iniciadas há cerca de três anos. Uma das iniciativas foi a criação do CRR Inatel, com recursos do Funttel, e que reúne importantes ações de pesquisa, capacitação e disseminação de conhecimento. Por meio do CRR, cerca de 500 pessoas já passaram por cursos gratuitos de curta duração sobre 5G, mais de 120 artigos científicos na área foram publicados, houve o depósito de três patentes e desenvolveu-se um Modem 5G que, em breve, deve passar por testes de campo.

Confira mais fotos do evento no Flickr..