Professor do Inatel participa da Semana de Inovação Brasil-Suécia, em Estocolmo

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1O professor Luciano Leonel Mendes, coordenador de Pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), está representando o Inatel na 3ª edição da Semana de Inovação Brasil-Suécia, que está sendo realizada em Estocolmo. O professor integra uma delegação brasileira que conta com representantes do governo, órgãos de fomento, universidades federais e outros institutos de pesquisa nacionais. O tema do evento é Inteligência Artificial, mas a delegação participa de seminários e painéis que abrangem também outros assuntos como bioeconomia, aeronáutica, empreendedorismo e conectividade móvel.

Na manhã de hoje, o professor apresentou as pesquisas desenvolvidas no Inatel na área de Comunicações Móveis no painel “5G and Beyond”, que contou com a participação do executivo do Ericsson Research na Suécia, Björn Johannisson, e foi moderado pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Moacyr Martucci. Além da apresentação, Luciano também participou de visitas técnicas a diversas instituições de tecnologia e inovação da Suécia.

A colaboração entre os dois países vem desde 1945, quando o governo sueco instituiu um instrumento diplomático para melhorar a cooperação internacional na área de Ciência, Inovação e Ensino Superior, os Escritórios de Ciência e Inovação (OSI, na sigla em inglês). Os OSIs estão presentes em em seis países estratégicos - Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia e Japão.

O Escritório de Ciência e Inovação no Brasil existe desde 2011, e é responsável por acompanhar a cooperação em áreas onde Suécia e Brasil identificam necessidades de desenvolvimento, como Bioeconomia, Ciências da Vida, Saúde, Tecnologia de Informação e Comunicação para Cidades Inteligentes, Mineração, Transportes, Startups e Parques Científicos.

As Semanas de Inovação fornecem uma visão geral das atividades suecas de CTI no Brasil e são uma plataforma de promoção comercial e uma possibilidade de explorar, descobrir e analisar novas oportunidades de negócios e de cooperação entre os dois países.