O capítulo foi escrito em conjunto pelos três pesquisadores e aborda a utilização do sensoriamento espectral para rádios cognitivos como forma de viabilizar a comunicação em uma rede veicular. Segundo os autores, o uso dessa tecnologia pode auxiliar de diversas formas como, por exemplo, para o controle de tráfego ou para evitar colisões.
Os pesquisadores são os únicos brasileiros que contribuíram na publicação e avaliaram a participação como uma importante forma de divulgação de suas pesquisas. "O texto apresenta uma abordagem mais didática se comparado a um artigo científico e, por isso, fará com que nosso estudo seja disseminado para um maior número de pessoas", argumenta o professor Rausley de Souza.
Para o ex-aluno André dos Anjos ter participado da elaboração do capítulo foi uma experiência única. "Grande parte do trabalho desenvolvido durante a dissertação está registrado no livro. A publicação do capítulo pode ainda atrair novos pesquisadores para a mesma linha de estudos, resultando em um maior desenvolvimento do tema", ressalta.
Clique aqui para ler o capítulo.