Pelo menos 24 jovens foram contratados para vagas de estágio após participarem do Programa Avançado de Formação “Profissionais do Futuro”, promovido pelo Inatel. Realizado entre dezembro e janeiro, o programa deu oportunidade aos participantes de concorrerem a vagas de estágio do próprio Inatel e dos centros de desenvolvimento para empresas parceiras, localizados na instituição.
O programa, voltado para estudantes e recém-formados de cursos técnicos em Tecnologia, forneceu capacitação em Redes Móveis por meio de atividades teóricas e práticas nos laboratórios do Inatel, com tutoria e supervisão de especialistas. Ao todo, foram 83 inscritos na primeira fase, dos quais 50 foram aprovados para a segunda fase prática. Do total, 32 concluíram as atividades e 26 foram consideradas elegíveis para as vagas de estágio.
Foto: Christian em seu novo local de trabalho, o CIDC
Até o momento, 20 estudantes da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE-FMC) foram contratados para estágio obrigatório não remunerado, e outros quatro, que são alunos do Inatel, contratados para estágio remunerado.
O coordenador do programa, Mário Ferreira, que também coordena o Competence & Innovation Development Center- CIDC, área voltada para a prestação de serviços para a Huawei, destacou a importância do projeto para o cenário atual do mercado de tecnologia. "Como estamos vivenciando a implantação do 5G no Brasil, é importantíssimo formarmos mão de obra qualificada e em quantidade adequada para conseguirmos atender à demanda por atividades de projeto, integração e aceitação de novos sites", avalia.
Ele também ressalta que parte das vagas do curso foram fornecidas para pessoas já atuam na área. "Destinamos algumas vagas para profissionais formados que estão buscando reciclagem ou aperfeiçoamento de conhecimento. Estes profissionais poderão participar de processos seletivos em nossa instituição para compor nosso quadro de técnicos e especialistas", conta.
O gerente executivo do Service Solutions Innovation Center (SSIC), área destinada a prestação de serviços para a Ericsson, Rinaldo de Carvalho, destaca a relevância do programa para formação de talentos na área que gerencia, onde cinco jovens foram admitidos. "Um programa de capacitação bem elaborado possibilita aos colaboradores adquirir novos conhecimentos e processos para aperfeiçoamento do seu trabalho. Torna a equipe mais integrada, com espírito colaborativo, mais competitiva, e favorece o aumento da produtividade. E, sem dúvida, o colaborador trabalha mais incentivado e satisfeito", afirma.
Outra área para a qual houve contratações foi o Mobile Network Implementation and Development Center (MIDC), área em que são desenvolvidos projetos para a Nokia. Nela, seis estudantes foram contratados para estágio. "Essa formação é importante para podermos preparar novos profissionais que possam atuar na área e atender a possíveis ampliações do time", afirma o professor André Abbade, gerente do MIDC.
Para Christian Salles Castilho, aluno da ETE-FMC, que conseguiu uma vaga de estágio como analista na área voltada para o desenvolvimento de serviços para a Huawei na instituição, o estágio terá grande importância em sua formação. “Me interessei em participar do programa após uma palestra do Inatel em minha escola e resolvi participar devido à necessidade do estágio obrigatório para me formar como técnico. Foi uma oportunidade que agrega muito na área curricular e também como experiência devido ao reconhecimento das empresas envolvidas no programa”, destaca.