Através do Sibratecshop, Inatel possui recursos financeiros disponíveis para prototipagem de produtos
Micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e startups têm a chance de prototiparem seus produtos através do programa SibratecShop, desenvolvido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Sebrae, Senai, CNPq, e Finep, e gerido no sul de Minas Gerais pelo Inatel, em Santa Rita do Sapucaí.
Pelo programa, em 2017, o Inatel pode desenvolver até 15 protótipos ao custo total de até R$ 30 mil cada, sendo 20% custeados pelo empreendedor e os outros 80% pelo Sebrae. O gestor do Sibratecshop no Inatel, Raphael Cardoso, explica que o programa visa aproximar os empresários de pequenas empresas dos laboratórios abertos integrantes da rede SibratecShop, sendo estes considerados centros de excelência em suas áreas de atuação, como é o caso do Laboratório Aberto do Inatel.
Após a definição dos requisitos do projeto e de sua aprovação no programa, o protótipo é desenvolvido em um período máximo de três meses, contando com a participação de especialistas do Laboratório Aberto do Inatel e do Inatel Competence Center (ICC). “O diferencial é a transferência tecnológica no formato hands-on. O empreendedor não faz apenas uma encomenda de protótipo, ele participa do desenvolvimento. Ele acompanha a aplicação de todo o recurso e absorve um conjunto de conhecimentos inerentes ao desafio do seu protótipo”, explica.
Duas empresas locais já se beneficiaram do programa. A B3D desenvolveu, através do SibratecShop do Inatel, o protótipo de uma placa integrada para suas impressoras 3D, que até então era importada. “Foi de grande importância para a empresa e também será um avanço tecnológico para todas as empresas brasileiras que produzem impressoras 3D. Hoje, temos a proposta de desenvolver a curto e médio prazo outras placas integradas com mais recursos para atender novos mercados”, afirma o empresário Leonardo Amaral.
A empresa V2Tech Soluções utilizou o programa para o desenvolvimento de um protótipo de um novo produto na área de segurança veicular e destaca o aprendizado hands-on. “A equipe aprendeu a utilizar as melhores ferramentas e softwares para o desenvolvimento do protótipo, além de absorver uma metodologia ágil de gerenciamento de projetos que minimiza erros ao longo de todo trabalho”, diz o diretor da empresa, Thiago Dias, que destaca ainda a eficácia dos times do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel e do Inatel Competence Center (ICC). “Eles conseguiram dimensionar um planejamento exato com o curto prazo existente para execução todas as tarefas. Sem eles este projeto não teria sido tão proveitoso e satisfatório”.
Podem se beneficiar com o Sibratecshop as microempresas, empresas de pequeno porte, empresas incubadas, startups, microempreendedores individuais (MEI) e também produtores rurais que apresentem um desafio tecnológico. Os interessados devem procurar o Núcleo de Empreendedorismo do Inatel. Além do Instituto em Santa Rita do Sapucaí, integram o Sibatecshop o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Porto Digital em Pernambuco e a rede de laboratórios abertos do SENAI.