Expansão da utilização da tecnologia de IPTV, inovação no setor e trabalhos entregues em mais de dez países. Estes são apenas alguns dos excelentes resultados da parceria entre Ericsson, Inatel e Governo de Minas no projeto de Desenvolvimento e Inovação em IPTV, Sistemas de Tarifação e Gerenciamento de Receitas, que teve início em dezembro de 2010 e obteve grande expansão desde o início.
Com a criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em IPTV, tecnologia que consiste na junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga,inaugurado em outubro de 2011 no Inatel Competence Center (ICC) e com um investimento de 10 milhões de reais, o projeto expandiu a sua atuação e passou a desenvolver tecnologias em IPTV para diversos países em que a Ericsson atua.
Desde o início do projeto, já foram entregues resultados do trabalho em mais de dez países: Singapura, Suécia, Áustria, Romênia, EUA, Índia, Haiti, Peru, Chile, China, México, além do Brasil. "Isto significa trabalho de alto valor agregado desenvolvido no Brasil e entregue em várias partes do mundo. Tecnologia brasileira para o mundo", afirma o coordenador do projeto, Leonardo Liao.
O desenvolvimento de tecnologias em IPTV envolve uma equipe de especialistas altamente capacitados, que trabalham com tecnologia de ponta nas áreas de TV e tarifação, e gerenciamento de receitas, com aplicação de conhecimentos em soluções de TV, redes convergentes, telefonia móvel, sistemas web, processamento de vídeo, gerenciamento de conteúdo multimídia, soluções de tarifação, etc. "Essas competências bem como a contínua capacitação, habilita a atuação desses profissionais no futuro em diversas outras áreas", afirma Liao.
De acordo com o pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação do Inatel, professor Carlos Augusto Rocha, ao longo dos três anos de parceria entre Ericsson, Inatel e Governo de Minas no Laboratório de IPTV, o Instituto vivenciou na prática o conceito da tríplice hélice, na qual cada instituição, com seu papel fundamental, contribui com êxito na realização de diversas atividades nos projetos realizados no laboratório de IPTV do Inatel. "Tivemos a oportunidade de agregar novos conhecimentos aos nossos especialistas, alunos e professores, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico de nosso país e de outros países, exportando as soluções desenvolvidas em nosso laboratório", afirma.