Agilidade na produção e segurança dos funcionários. Esses são os principais objetivos de um projeto de iniciação científica desenvolvido por dois alunos integrantes da equipe do CDG Hub do Inatel, em parceria com a empresa multinacional Ball, de Pouso Alegre, que resultou em um Sistema de Treinamento de Realidade Virtual em um ambiente controlado. Durante um ano, os estudantes por meio de pesquisas e aplicação conjunta de conceitos de Computação e Automação Industrial, modelaram um ambiente de Realidade Virtual (ou Virtual Reality - VR) capaz de treinar funcionários sobre como operar uma máquina utilizada na indústria para a produção de três milhões de latas por dia. A solução foi apresentada no Congresso de Iniciação Científica do Inatel – Incitel e também no Congresso MIXDES 2020, da Polônia, ambos realizados virtualmente em junho.
O gerente de produção da Ball, Rafael Teixeira Monteiro, explica que o objetivo da empresa é utilizar de todos recursos disponíveis para otimizar os treinamentos e capacitação dos funcionários, mesmo antes de entrar no chão de fábrica, e o projeto desenvolvido pelo Inatel é um passo a mais para atingir este objetivo. “O projeto de Realidade Virtual (VR) realizado pelos alunos do Inatel propôs uma plataforma de treinamento realista, em que o operador pode simular manutenções ou conversões de máquinas virtualmente, se capacitando previamente para executar uma atividade real. Prever possíveis erros, aprender a mecânica geral do equipamento, estimar o tempo da atividade de cada operador, são ganhos que sem a “VR” só seria possível com a “mão na massa”, afirma. Atualmente, as propostas de virtualização tiveram início com a implementação de um sistema baseado no conceito de Realidade Aumentada, um teste para a implantação do sistema VR.
O aluno de Engenharia de Controle e Automação do Inatel, Lucas Sales de Oliveira Almeida, integrou a equipe que desenvolveu a solução e atualmente faz estágio na multinacional. “A pesquisa e o desenvolvimento foram uma oportunidade incrível de aprendizado de tecnologias de ponta integrando programação e modelagem. Projetos que trazem problemas reais da indústria são desafiadores e exigem grande responsabilidade na execução. É muito gratificante saber que o esforço desse trabalho resultou em um estágio nessa empresa de grande porte, dando sequência a este projeto". Além de Lucas, o estudante de Mateus Vinícius Cirino também participou do projeto, que contou com a orientação dos professores Renzo Mesquita, João Paulo Henriques e Alexandre Baratella.