Projeto Desafio simula resolução de problemas do mercado de trabalho

Aprender a lidar com problemas reais de um projeto de engenharia. Esse é o objetivo do Projeto Desafio, Atividade Complementar (AC 306) do terceiro período dos cursos de engenharia do Inatel que aconteceu no dia 16 de dezembro, embaixo da passarela que liga o prédio central ao prédio 1. O desafio proposto pelo professor Mário Augusto de Souza Nunes, coordenador da atividade, desta vez era criar um dispositivo que possibilitasse a travessia de um indivíduo em um veículo movido apenas com a força do vento por um abismo de um metro com 10 cm de desnível
inatel-projeto-desafio-dezembro-2011_3

O aluno de Engenharia da Computação Luiz Felipe Brandão de Almeida conta que esse tipo de trabalho aproxima os alunos das habilidades, conflitos e situações que acontecem no mercado de trabalho. "Essa atividade traz a oportunidade de vivenciarmos algo que só teríamos no mercado de trabalho que é ter que lidar com muitos problemas. Muitas vezes, quando um produto vai ser lançado no mercado surgem dificuldades, pois sempre ocorre uma diferença do projeto para o produto final", disse.

inatel-projeto-desafio-dezembro-2011_22Além de colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula, o Projeto Desafio estimula a criatividade e o pensamento inovador dos alunos. O estudante de Engenharia de Telecomunicações Kennety Diego Ribeiro conta que a atividade ensina também a trabalhar em grupo, já que a troca de ideias é essencial para construir uma solução eficiente. "Estamos em um grupo de sete pessoas, houve opiniões diferentes e fomos juntando a ideia de todos para formarmos um projeto que funcionasse adequadamente", relatou.

O professor Mário Augusto explica que o Projeto Desafio exige a criação de algo que não existe. "É motivador porque os alunos têm que fazer uma inovação radical, e, divertido porque estimula a criatividade, mas a gente faz questão de propor desafios difíceis", revelou.