Projeto do CS&I Lab é apresentado em conferência internacional

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1O projeto de Iniciação Científica Smart House, desenvolvido por alunos de graduação que integram a equipe do CS&I Lab (Cyber Security and Internet of Things Laboratory), foi apresentado na International Conference on Information Technology and Education 2022 (ICIT&E 2022), organizada pela Universitas Negeri Malang, localizada na ilha de Java, na Indonésia. A conferência, realizada de forma online no dia 22 de janeiro, reuniu estudantes e pesquisadores das áreas de Ciências da Computação e Tecnologia da Informação do mundo todo.

A aluna do curso de Engenharia de Software, Laura Pivoto Ambrósio, foi quem apresentou o artigo “Internet of Things Environment Automation: A Smart Lab Practical Approach”, que descreve os resultados práticos do projeto que consiste em uma solução IoT voltada para automatizar o ambiente do CS&I Lab, envolvendo o controle da iluminação, configuração do ar-condicionado, abertura de cortinas e o controle de outros eletrônicos.

“Participar do congresso internacional foi uma grande honra e representar meus colegas de trabalho e o Inatel é um grande passo para mim. Compartilhar o que fizemos durante meses com outras equipes de diferentes localidades é essencial para que possamos ser melhores profissionais no futuro", revelou a estudante que integra o grupo atual de desenvolvimento da solução.

Iniciado em 2019, o projeto contou com a participação de vários alunos e professores orientadores que trabalharam na evolução do projeto até sua versão atual, em que os alunos têm como desafio explorar conceitos de processamento de linguagem natural para explorar comandos de voz na tomada de decisão pelo usuário na configuração do ambiente. A solução concorreu na 2ª edição do Desafio Flex de Inovação Tecnológica Universidades, promovida em 2021, chegando à etapa final e ficando entre as 10 melhores, entre 57 projetos de 20 universidades e institutos de ensino do Brasil.

A aluna do curso de Engenharia de Telecomunicações, Arielli Ajudarte da Conceição, que participou do projeto desde o início e que este ano se despede do projeto, comemorou a apresentação na conferência. "Estive no projeto desde o início do meu curso e ele foi muito importante para mim no decorrer da minha graduação. Enquanto o projeto foi evoluindo de uma simples maquete de cortina para uma instalação real no próprio laboratório, eu fui crescendo e aprendendo com ele. Ter essa publicação em um evento internacional foi a melhor conclusão que eu poderia ter como integrante do projeto. Agora que ele está em outras mãos, fico feliz por ter feito parte de um projeto que agora participa da história do Inatel", ressaltou.

A partir deste ano, o projeto será conduzido por um novo grupo de alunos, integrantes da equipe do CS&I Lab.