Projeto ICC Design House desenvolve a microeletrônica no sul de Minas

Com a constante evolução dos aparelhos eletrônicos são necessários investimentos em microeletrônica para produção de chips que agregam cada vez mais funções. Existe também uma necessidade de que os circuitos integrados reduzam o consumo de energia e ocupem um espaço cada vez menor nos produtos inteligentes e portáteis. Para incentivar este ramo de tecnologia e o desenvolvimento de novas pesquisas em microeletrônica, o Inatel Competence Center, por meio do Centro de Desenvolvimento de Microeletrônica (CDMicro), desenvolve o projeto Design House em parceria com a SECTES (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais).

O projeto consiste na pesquisa e desenvolvimento de circuitos integrados para empresas parceiras e treinamentos gratuitos, ministrados por especialistas do ICC, nas áreas de microeletrônica, linguagem de descrição de hardware VHDL ("VHSIC Hardware Description Language"), linguagem Verilog e em dispositivos lógicos programáveis: FPGA ("Field-Programmable Gate Array"). Essas tecnologias integram diversos equipamentos como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, dispositivos de telecomunicações e aparelhos para automação industrial.

De acordo com um dos coordenadores da primeira fase do projeto, Tiago Cardoso Barbosa, o projeto ICC Design House é de grande importância para o cenário de tecnologia regional e nacional. "Se as empresas nacionais projetarem os próprios circuitos integrados, responsáveis pela inteligência dos produtos que possuem alta tecnologia, o Brasil deixará de depender de chips importados que têm grande valor agregado. Sendo assim, as empresas poderão desenvolver novos produtos sempre com grande grau de inovação", comenta.

Os resultados do projeto beneficiam também as empresas do Vale da Eletrônica. "Com o projeto Design House, as empresas de eletrônica da cidade têm a oportunidade de reduzir os custos de produção dos equipamentos, reduzir a importação de componentes eletrônicos, aumentar a produtividade, aumentar o grau de inovação em seus produtos e, com isso, aumentar a competitividade no cenário nacional e internacional", explica Tiago.

Em 2013, o projeto ICC Design House iniciou uma segunda fase que prevê a melhoria do Laboratório de Desenvolvimento de Circuitos Integrados, a integração com outras instituições na área de microeletrônica, a apresentação das pesquisas desenvolvidas em congressos e seminários de iniciação científica, desenvolvimento de circuitos integrados, desenvolvimento de projetos em FPGA, entre outras ações.

Para este semestre estão previstos quatro cursos abertos e gratuitos: Curso de VDHL teórico, Curso de Verilog teórico, Curso de FPGA utilizando VHDL e Curso de FPGA utilizando Verilog. Mais informações sobre os cursos e sobre como se inscrever podem ser obtidas pelo telefone (35) 3471-9330 ou pelo e-mail treinamento@inatel.br