A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Finatel), Adonias Costa da Silveira, pelo coordenador do NEmp e presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI), Rogério Abranches da Silva, e pelo coordenador do Concurso Os Melhores Planos de Negócio 2008, Jaci Alvarenga Theodoro. Além da participação dos patrocinadores e empenho dos alunos no evento, eles destacaram a qualidade dos planos apresentados nesta edição do concurso.
Os projetos Dentrix, Triplex, Integra, ExpoSoluções, Stech, Sairox, Meddi e Superum Tecnologia foram apresentados para um júri composto por especialistas e autoridades de Santa Rita do Sapucaí. Os 11 jurados avaliaram os planos de negócio sob os aspectos da inovação e viabilidade mercadológica.
O diretor da Faculdade de Administração e Informática (FAI), Aldo Morelli, o gerente da Caixa Econômica Federal, Rodney Reis Vitória, o presidente da Associação Comercial e Empresarial do Vale da Eletrônica (Acevale), José Norberto Dias e o analista do Sebrae, Rodrigo Pereira, foram alguns dos nomes que compuseram o júri.
Vencedores
Cada integrante dos projetos finalistas ganhou uma camiseta, um boné e o livro Sinhá Moreira – Uma Mulher à Frente do Seu Tempo. O Sebrae também premiou os participantes dos cinco planos finalistas com cursos de capacitação, entre eles o Empretec.
Os vencedores, por ordem de classificação, foram o plano de negócio Meddi, da empresa P&F Engenharia Ltda; Dentrix, dos alunos do Inatel Camilo Damião e Paulo Reis; Superum Tecnologia, da aluna do Instituto, Ana Emília Silva e dos alunos da FAI, Alan Silva e Estevão Faria; Exposoluções, dos alunos do Inatel, André Silva, Cristiano Silva e Douglas Oliveira; e Stech, do aluno Diego Rezende, do Inatel, Gustavo Silva e João Silva, da ETE.
Os projetos vencedores receberam cheques no valor entre R$2.500 a R$400, de acordo com colocação obtida.
Nova disciplina
A 8ª edição dos Melhores Planos de Negócio iniciou-se em 25 de fevereiro deste ano e contou com a participação de 88 planos, envolvendo mais de 300 alunos do Inatel, ETE e FAI. Concebido pelo NEmp há oito anos, o Concurso, antes chamado de Desafio Empreendedor, passará a ser atividade extracurricular obrigatória na grade de disciplinas de graduação do Inatel a partir de 2009.
A edição 2008 teve o apoio do Sebrae e foi patrocinada pela Caixa Econômica Federal e Governo Federal, J. Costa Empreendimentos, ISF Turismo, Severini Consultoria, Central de Cópias e Engequali Consultoria.