O projeto vai auxiliar nas pesquisas com o Elevador Ortostático Dinâmico (EOD), aparelho utilizado para o treinamento de recuperação da marcha em pessoas com lesão medular, também desenvolvido no Centro. A intenção é medir o peso que o paciente está descarregando nas pernas, desconsiderando o peso que está sendo sustentando pelo aparelho e registrar, dessa forma, a evolução do paciente durante o treinamento.
A Alfa Instrumentos Eletrônicos, empresa paulista especializada em equipamentos para pesagem, emprestou uma célula de carga para ser usada na pesquisas. Já a AGTechnologies, fabricante nacional de Displays de Cristal Líquido, doou um display que será integrado ao sistema que está sendo desenvolvido.
As pesquisas são conduzidas pelas alunas do 5º período do curso de graduação em Engenharia Biomédica do Inatel, Eugênia Lopes e Tassiany Albergaria, sob orientação do professor Fabiano Valias de Carvalho e da fisioterapeuta e pesquisadora do CDTTA, Claudia Garcez. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).