Quatro projetos desenvolvidos por alunos do Inatel que integram a equipe do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (CS&I Lab), do curso de Engenharia de Telecomunicações, foram selecionados para a segunda etapa do Desafio Flex de Inovação, promovido pelo Ecossistema de Economia Circular Fit/Flex/Sinctronics.
Após apresentarem uma proposta tecnológica inovadora, as equipes deverão trabalhar agora no desenvolvimento e maturação do projeto e na construção de um protótipo. Ao longo da segunda fase, terão a oportunidade de participar de um bootcamp de capacitação técnica e em negócios e de um hackathon em que serão selecionados os projetos para a 3ª fase. Ao final, os grupos apresentarão os projetos para aceleradoras e investidores. Os sete melhores projetos serão premiados.
O aluno Gabriel Henrique Barros Damasceno, do curso de Engenharia de Telecomunicações, faz parte de um dos grupos. O projeto deles, o App IGas consiste em uma solução inovadora que permitirá com que o cliente possa garantir a compra de combustível no melhor preço de sua região, assim como agendar serviços ou comprar outros produtos de um posto sem sair de sua casa. O estudante explica que sua ideia sempre foi trazer uma melhoria para a população, alguma coisa que pudesse ser realmente útil.
“Estamos muito felizes e animados com a classificação para a segunda etapa do Desafio. Agora, vamos em frente, estudar mais sobre o assunto e dar o nosso melhor para poder trazer uma premiação para o Inatel”, comenta Gabriel.
Na foto: Gabriel, Ítalo e Aryel do grupo IGas.
Para o Professor Marcelo Marques, Coordenador do Curso de Engenharia de Telecomunicações, a participação em desafios como este permite aos alunos aplicarem os conceitos e tecnologias de telecomunicações na resolução de problemas reais da sociedade, dando sentido à engenharia.
Conheça os projetos selecionados:
IGás
Grupo: Gabriel Henrique Barros Damasceno (Eng. de Telecomunicações), Aryel Lopes de Almeida Lima (Eng. de Telecomunicações), Ítalo Augusto de Sousa Tacca (Eng. de Telecomunicações)
Descrição: O App IGás propõe uma solução inovadora que permitirá com que o cliente possa garantir a compra de combustível no melhor preço de sua região, assim como agendar serviços ou comprar outros produtos de um posto, sem sair de casa. A solução consiste em um aplicativo que permitirá com que o usuário acesse uma lista de postos de gasolina de sua região, permitindo-o comparar os preços dos combustíveis com outros postos e decidir pela melhor relação custo-benefício. O consumidor terá a opção de comprar o combustível, inclusive antecipadamente, ou agendar algum serviço que o posto selecionado ofereça.
EcoWaste
Grupo: João Pedro Dias Antiquera (Eng. de Telecomunicações), Pedro Lucas Siqueira Paulino (Eng. de Telecomunicações), Laura Pivoto Ambrósio ( Eng. de Software)
Descrição: Trata-se de uma lixeira inteligente, para reciclagem. Essa lixeira permite a conexão direta entre o usuário, que gera os dejetos recicláveis, e o coletor de uma associação de catadores. Como incentivo, o usuário é bonificado pela quantidade de materiais recicláveis que deposita na lixeira, considerando a coleta seletiva. O coletor tem acesso a uma plataforma que o informa a localização das lixeiras que atingiram a capacidade máxima e estão prontas para serem esvaziadas. Dessa forma, o projeto estimula a economia circular e contribui para incentivar a coleta seletiva e reciclagem.
Smart Home
Grupo: Arielli Ajudarte da Conceição (Eng. de Telecomunicações), Thamer Reis Leme (Eng. de Telecomunicações), Ana Clara dos Santos Rosa (Eng. de Software)
Descrição: O projeto tem como foco a automatização de processos que facilitam a vida do usuário em pequenas tarefas como acender uma lâmpada, por exemplo. Para isso o nosso produto oferece diferentes formas de controle como o comando por voz, o acionamento de botões em um aplicativo, de forma automática cujo diversos sensores se comunicam entre si possibilitando a configuração de ambiente desejada pelo usuário ou até mesmo a utilização desses dispositivos do modo convencional (manualmente). Nosso diferencial é oferecer um produto sustentável que busca informar ao usuário como realizar a manutenção correta dos dispositivos que estão conectados, além de informar também todos os dados de consumo de energia dos dispositivos para que o usuário decida qual é o melhor caminho para poupar eletricidade.
BitField
Grupo: Diego Anestor Coutinho (Eng. de Computação), Felipe Lorenzo Sossai Silva Forza (Eng. de Telecomunicações), Henrique Lopes Ferreira (Eng. de Telecomunicações).
Descrição: O projeto provê uma evolução sobre os produtos semelhantes disponíveis no mercado através de um sistema computacional modular e inteligente para controle de irrigação. Tem como principais características três subsistemas: subsistema sensorial, subsistema de atuação e subsistema de comunicação, que engloba comunicação M2M e conectividade IoT. A ideia é utilizar diferentes sensores para uma tomada de decisão mais assertiva e dinâmica, e um sistema de controle capaz de providenciar um manejo mais complexo e cuidadoso da irrigação no que diz respeito a dispersão de fertilizantes nas lavouras semi-hidropônicas e hidropônicas. Inclusive, o sistema é capaz de compartilhar dados não pessoais numa rede IoT com diferentes computadores de irrigação, e automaticamente aprender uma gestão mais eficiente dos recursos com o uso de algoritmos de Machine Learning. Assim, o projeto pode evoluir mesmo depois de introduzido ao mercado.
