Projetos de pós-graduação aplicam SOA em IoT

Os profissionais de Tecnologia da Informação que concluíram o curso de pós-graduação do Inatel em Desenvolvimento em SOA com Cloud Computing e Conectividade uniram os princípios do software orientado a serviço a uma das tecnologias que mais crescem no momento: a Internet das Coisas, IoT.

O professor Paulo César Siécola e pós-graduado Danilo Braga de LimaUm dos projetos apresentados propõe a utilização de um software de monitoramento veicular que possa contribuir para que o motorista identifique algum problema mecânico sem a necessidade de grandes conhecimentos no assunto. O especialista Danilo Braga de Lima explica que hoje já é possível monitorar o veículo em tempo real, saber quais viagens foram realizadas, e manter um histórico de consumo e, com isso, verificar se há algum problema relacionado ao consumo. "A ideia é expandir o sistema obtendo mais informações da central veicular, com o objetivo de identificar falhas mecânicas no funcionamento do motor e no sistema elétrico e disponibilizar isso de forma que qualquer pessoa leiga em mecânica possa entender qual é o problema que está acontecendo com o veículo".

O projeto prevê um software que tenha uma aplicação Web, para visualização dos dados, e uma aplicação Android, que fica no veículo coletando as informações. Além disso, será possível enviar notificações para os smartphones dos condutores alertando-os caso algum defeito seja encontrado. Toda a comunicação é feita através de serviços e os dados gerados ficam armazenados em um servidor na nuvem que também utiliza SOA para prover essas informações.

O professor Márcio de Azevedo e o pós-graduado Jonas MoreiraOutro projeto apresentado na conclusão da primeira turma da pós do Inatel foi a da aplicação do SOA para Casas Inteligentes do especialista Jonas Vilas Boas Moreira. Ele explica que os desenvolvedores, geralmente, fazem um projeto para uma única aplicabilidade. Com o SOA, o sistema é mais aberto. "É um novo paradigma que pode gerar economia de tempo e dinheiro na hora do desenvolvimento". No projeto, o especialista utilizou uma plataforma da Samsung e desenvolveu uma aplicação para o controle de uma lâmpada pelo celular. "Como utilizei o SOA, o serviço pode ser aplicado para outras áreas de uma casa utilizando o mesmo desenvolvimento".

Os outros projetos apresentados pela turma formada foram Moodle e web services: desenvolvimento de uma aplicação móvel de apoio ao e-learning; contratos de serviços REST com WADL e proposta de modelagem de um sistema para coleta de informações financeiras utilizando metodologia SOA.

A pós-graduação em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis e Cloud Computing do Inatel tem em sua grade mais de 50% de aulas práticas em laboratório. É oferecida nas unidades do Inatel em Santa Rita do Sapucaí e em São Paulo, no complexo WTC. Outras informações no site inatel.br/pos.

 

Formandos da pós-graduação em Desenvolvimento e Conectividade