Projetos inovadores reunidos na Feira Tecnológica do Inatel

Impressora 3D para órteses biodegradáveis, cadeira que coloca deficiente em pé e dispositivo para economia de água são alguns dos exemplos

A 33ª Feira Tecnológica do Inatel – Fetin – será realizada nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, em Santa Rita do Sapucaí. Ao todo, foram inscritos 46 projetos nas áreas envolvendo os cursos oferecidos pelo Inatel – Engenharia de Automação e Controle, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação, Tecnologia em Gestão de Telecomunicações e Tecnologia em Automação Industrial.

Um dos projetos que prometem chamar a atenção dos visitantes é o bio-replicador, uma impressora 3D que cria órteses biodegradáveis (foto) de baixo custo e personalizáveis. O projeto é do aluno Leonardo Amaral, do 6º período de Engenharia de Controle e Automação. Ele resolveu investir na impressão 3D por causa de um outro projeto, um drone, desenvolvido para a Fetin de 2013. "Montei a impressora para a fabricação de peças para o drone e comecei a comercializar peças de sensor, suporte para tablets, entre outras. Resolvi expandir e investir em um projeto voltado para a área da saúde, que são as órteses biodegradáveis e, futuramente, as próteses". Na feira, o estudante irá apresentar uma órtese biodegradável para pessoas com fratura nos dedos e/ou tendinite, por exemplo. "Ela é de fácil produção e utilização, além do custo reduzido, de R$ 5,00 a R$ 10,00". No futuro, o estudante quer produzir próteses que, por serem biodegradáveis, tem menor risco de rejeição ou infecção nos pacientes.

Outro projeto inovador é a Cadeira Ortostática Dinâmica (foto) do aluno do 2º período de Engenharia de Biomédica Walef Ivo Carvalho. O projeto, iniciado com um grupo de amigos ainda quando estudava na Escola Técnica de Eletrônica, foi aprimorado e promete excelentes resultados. "Consegui a doação de motores e agora, além de conseguir levantar, o deficiente físico irá se movimentar com o auxílio da cadeira", disse o aluno que desenvolveu o protótipo depois que o pai sofreu um trauma na coluna, ficando tetraplégico e dependente de uma cadeira de rodas. O projeto foi apresentado este mês no Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica e já foi reconhecido pela Yale and Engineering Association University e pela Secretaria Brasileira da Pessoa com Deficiência.

  Sustentabilidade e segurança

Em um momento de crise de abastecimento de água, alternativas são sempre bem-vindas e alguns projetos da 33ª Feira Tecnológica do Inatel – Fetin - apresentam opções que podem auxiliar na economia de um bem natural tão precioso que está se esgotado.

Um deles é o WASC, um controle inteligente de água. Ele funciona com um dispositivo que fornece informações sobre a quantidade consumida e o preço a ser pago, com a opção de bloquear a passagem de água, mantendo apenas o que está na caixa. O aluno Matheus Malacco, integrante da equipe que desenvolve o projeto, explica que o consumidor pode programar o quanto quer gastar de água em reais e o aplicativo faz o cálculo para todo o mês. "O hardware instalado após o hidrômetro passa as informações para o aplicativo que informa diariamente ao consumidor quanto foi gasto até aquele momento, tanto em dinheiro quanto em metro cúbico. Esse processo ajuda o consumidor a cortar o desperdício, utilizando apenas o necessário".

Outro projeto é o Aqua Mundi, que propõe a reutilização da água salgada de maneira sustentável. De acordo com a aluna Tatiana Volpato, o projeto difere dos sistemas já existentes hoje por aproveitar toda a água e também o sal ao mesmo tempo, além de ser ecologicamente melhor. "A osmose reversa, aplicada atualmente, utiliza um polímero altamente poluente e que não é reciclável, e a água salobre que sobra no processo não pode ser jogada em qualquer lugar, tem que voltar para o mar, o que torna o projeto inviável".

Há ainda projetos como Blue Future, um filtro que tira as impurezas da água da máquina de lavar para reaproveitá-la na limpeza da casa e descarga. Há ainda opções de controle e automação para a área agrícola que gera não só economia de água, como também com custos com mão de obra e insumos.

Além dos projetos voltados para a economia e reaproveitamento da água, a Fetin reúne projetos que ajudam na economia de energia elétrica e também incentivam o descarte correto do lixo, como a EcoMachine, uma máquina que oferece uma moeda de troca ao consumidor que devolver a embalagem de determinados produtos.

Na área de segurança, há vários projetos de automação residencial, além de um sistema de alarme para cadeiras infantis de carros e uma forma mais segura de identificação e liberação de bagagem em aeroportos.


A feira também oferece palestras, workshops e oficinas abertas ao público em geral de empreendedorismo, eletrônica e sustentabilidade. A Fetin será no ginásio do Inatel nos dias 30 e 31/10, das 16h às 22h, e no sábado, 1º/11, das 9h às 11h. Outras informações www.inatel.br/fetin.