Ao longo dos 6 anos de existência do Projeto Promove Engenharia, desenvolvido pelo Inatel, cerca de 95 mil alunos de escolas de Ensino médio, técnico e cursinhos pré-vestibulares de diversas cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros estados, receberam informações sobre as profissões ligadas à engenharia.
Esse programa visa apresentar, através de palestras e bate-papo com alunos, o que é Engenharia, as diferentes modalidades e suas áreas de atuação. Mostra também a situação atual do mercado de trabalho e as curiosidades que as carreiras apresentam. "Os jovens que estão em fase de escolha vocacional, embora tenham acesso muito fácil a informações, não usam essa acessibilidade para buscar conhecimento sobre as carreiras. O Inatel resolveu fazer o caminho inverso, levar a esses estudantes informações com o objetivo de despertar o interesse daqueles que ainda não tinham pensado na Engenharia como uma possível profissão ou então para confirmar o interesse daqueles que já pensam na possibilidade de fazer o curso de engenharia", ressaltou a engenheira responsável pelas visitas e especialista do Inatel Carolina Dionísio Leão.
Visitas
A expectativa para o 7º ano do projeto é o aumento de 6% em relação à 2014 como explicou o engenheiro Diego Costa, responsável também pelas visitas. "Em 2015 fizemos alterações em nossos cronogramas de visitas, aumentando o número de cidades e escolas atingidas. Nossa expetativa é que atinjamos cerca de 15 mil alunos".
As escolas que tiverem interesse em receber as visitas do projeto, pode entrar em contato pelo e-mail vestibular@inatel.br ou pelo telefone (35) 3471-9345 e agendar a vista.
Expectativa do mercado
De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as perspectivas para as carreiras ligadas à engenharia para 2015 são muito boas. Um relatório divulgado pelo Instituto apontou que o país precisará de 600 mil a 1,15 milhão deles para atender à expectativa das indústrias até 2020. "A empregabilidade desses profissionais deve explodir para atender as necessidades humanas em áreas diversas, como indústria, serviços, saúde, infraestrutura, meio ambiente, energia, e muitas outras. A tecnologia continua crescendo velozmente e impactando muito nossas vidas. O papel dos engenheiros deve crescer cada vez mais, sobretudo por causa da habilidade que eles têm de aplicar tecnologia na resolução de qualquer problema", finalizou Carolina.