Rádio Cognitivo é tema de palestra de professor do Inatel no Futurecom

A tecnologia de rádio cognitivo, que faz parte de várias pesquisas do Inatel, permite a oferta de serviço de acesso à Internet banda larga em locais de baixa densidade demográfica, podendo chegar a uma área de cobertura de cem quilômetros.

Na palestra "Uso da Tecnologia de Rádio Cognitivo em Apoio ao Plano Nacional de Banda Larga", o professor irá apresentar o cenário no qual a tecnologia de rádio cognitivo pode ser empregada, os benefícios desta tecnologia, como fazer uso dela, bem como os desafios inerentes.

Pesquisas

O Inatel realiza várias pesquisas sobre a tecnologia do rádio cognitivo e está para estabelecer uma parceria com o centro de pesquisa sul-coreano ETRI (Electronics and Telecommunications Research Institute) para o desenvolvimento de um sistema de comunicação utilizando rádio cognitivo.

O instituto da Coréia do Sul desempenha papel importante no desenvolvimento de novas tecnologias para o setor de telecomunicações e tem um dos maiores números de patentes registradas no mundo. Com relação ao rádio cognitivo, o ETRI é uma instituição líder na questão de definição do padrão IEEE802.22.