A transformação que pode ocorrer com a chegada do 5G, os desafios de implantação e a participação do Brasil, e em especial do Inatel, nas pesquisas mundiais sobre o assunto tiveram destaque nas apresentações do segundo dia do MOMAG 2018, que ocorre no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí. Nesta segunda-feira, dia 13, o evento foi aberto pelo Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Maximiliano Salvadori Martinhão. “O Brasil possui um uma grande extensão territorial e para integrar os diferentes municípios de nosso país precisamos de comunicações ópticas. Isso só será feito a medida que o país possua profissionais capazes de tratar desses temas. A medida que essas temas sejam debatidos em eventos como esse, serão incentivados a geração de inovações, o desenvolvimento tecnológico, produtos e serviços com base em microeletrônica, eletromagnetismo, em prol do desenvolvimento do nosso país”.
O evento contou com uma sessão especial sobre 5G que reuniu representantes do governo, da pesquisa, de regulação e das empresas. Participaram o coordenador do Centro de Radiocomunicações do Inatel, José Marcos Camara Brito, o presidente do projeto 5G Brasil, Cesar Rômulo Silveira Neto, o gerente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agostinho Linhares de Souza Filho, e o Diretor do Departamento De Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTIC, José Gustavo Sampaio Gontijo. O protótipo do transceptor 5G desenvolvido pelo Inatel está em demonstração durante o MOMAG.
Uma das apresentações de maior expectativa nesta segunda-feira foi do professor Dr. Raj Mittra, considerado um dos maiores especialistas de antenas do mundo. Pela primeira vez na região, Mittra falou sobre a utilização de metamateriais para o aumento de desempenho das antenas e a utilização em 5G. O pesquisador é diretor do Laboratório de Comunicação Eletromagnética da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, tem mais de 1.000 papers publicados, onze livros e três patentes.
O coordenador do MOMAG 2018, professor Dr. Arismar Cerqueira, destacou as inovações desta edição do evento, como um aplicativo, o controle de acesso RFID desenvolvido por uma empresa incubada no Inatel, além da apresentação de projetos de iniciação científica, incentivando cada vez mais a participação de estudantes no MOMAG. “Buscamos nesse evento mostrar a integração das instituições de ciência e tecnologia, com o governo, a indústria e as forças armadas. Ao longo desses dias, teremos excelentes apresentações em prol da inovação e desenvolvimento”, afirmou Arismar. Ao todo, o MOMAG 2018 teve 342 papers submetidos e 202 aceitos para apresentação. O MOMAG continua até quarta-feira. Os detalhes da programação podem ser conferidos no site Inatel.br/momag2018. Confira a galeria de fotos nesse link.