Reunião do Pólo de Excelência de Eletrônica e Telecomunicações é realizada no Inatel

sectes_e_cafe_empresarial_2010_010_a600

O secretário Alberto Duque Portugal conduziu a reunião de trabalho da SECTES/MG, no Inatel

 

O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel sediou na quarta-feira, 10 de março, reunião de trabalho da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. A reunião aconteceu com o intuito de serem apresentadas as ações executadas, em execução e propostas do Projeto Estruturador do APL Eletroeletrônico e do Pólo de Excelência de Eletrônica e Telecomunicações - PE-ET, em Santa Rita do Sapucaí.

Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia Alberto Duque Portugal e contou com a presença dos representantes das instituições que compõem o Comitê Gestor do PE-ET, constituído pela Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí (prof. Pedro Sérgio Monti, secretário municipal de Ciência e Tecnologia); Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações - Finatel (prof. Adonias Costa da Silveira, presidente); Faculdade de Administração e Informática - FAI (prof. Aldo Ambrósio Morelli); Escola Técnica de Eletrônica - ETE (Ialdo Correia Costa e Alexandre Loures Barbosa) e Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica - Sindvel (Roberto de Souza Pinto, presidente).

Também participaram da reunião o professor Wander Wilson Chaves, diretor do Inatel, Osmar Aleixo Rodrigues Filho, assessor da SECTES, Déa Fonseca, superintendente da SECTES, Sandra Carvalho dos Santos, coordenadora do NIE-INFOVALE, Marcelo de Oliveira Marques, pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação do Inatel, Guilherme Augusto Barucke Marcondes e Carlos Augusto Rocha, gerentes do Inatel Competence Center Software e Hardware respectivamente, professor Luciano Leonel Mendes, coordenador do Projeto Design House do Inatel e Juliana Cortez de Sá Camposilvan, gerente executiva do Pólo de Excelência de Eletrônica e Telecomunicações.

Dentre as ações do projeto estruturador do APL Eletroeletrônico estão: Bureal de Informação, Desenvolvimento e Inovação - BIDI; Centro de Referência em Software Embarcado; Design House; Desenvolvimento da Gestão; Capacitação de Fornecedores; Internacionalização dos APLS; Comunicação e Marketing; Homologação e Certificação de Produtos. Da mesma forma, entre as ações apresentadas pelo Pólo de Excelência de Eletrônica e Telecomunicações estão: Palestra: "A FAPEMIG e a Lei Mineira da Inovação"; Realização do Planejamento Estratégico; Preparação do Plano de Marketing; Desenvolvimento de Website; Realização de seminários; Promoção de cursos de capacitação e treinamento; Concessão de bolsas de doutorado e pós-doutorado; Apoio a teses e dissertações; Rede de Conhecimento.