Competição de Robótica movimentou o Campus
Tecnologia, competição e troca de conhecimentos, assim foi a 5ª edição da Inatel Week of Control and Automation – IWCA, Semana dos Cursos de Automação do Inatel que aconteceu entre os dias 06 e 08 de março no campus do Instituto.
Durante os três dias de evento foram realizados cinco palestras ministradas por engenheiros consolidados na área onde discutiram as aplicabilidades, benefícios da automação nos diferentes setores das empresas e indústrias e também das competições de robótica. Além disso, cinco ex-alunos da primeira turma de engenharia de Controle e Automação do Inatel realizaram um bate-papo com os atuais alunos discutindo sobre carreira, intercâmbio, experiências vividas durante a graduação, estágios, entre outros assuntos de interesse dos participantes. Dez minicursos com temas específicos em Automação foram oferecidos aos alunos que puderam aprofundar em conceitos e tecnologias apresentados pelas empresas parceiras. (Veja as fotos)
Durante a palestra de abertura da semana, que ocorreu juntamente à Aula Magna dos cursos de engenharia, o Executivo Responsável pelo Desenvolvimento, Certificação e Suporte a operação de todos os produtos de aviação da Embraer, Engenheiro Cristiano Augusto Barbosa falou aos estudantes sobre a automação do mundo aeronáutico. Na ocasião ressaltou sobre as inovações da área e sobre a carreira. “Eu acho fantástico ver tantos alunos reunidos e me lembro de quando era um deles. Vejo as oportunidades que a área de engenharia e tecnologia oferece de crescimento pessoal e profissional. Para os novos e futuros engenheiros, o que tenho a dizer é que engenharia é muito legal. Essa área tem grande futuro. Todos vocês devem correr atrás, se especializar, pois além de muito trabalho, vocês também irão se divertir muito na carreira de engenheiro”, comentou. (Veja as fotos)
Para o Coordenador da Semana, Alexandre Baratella Lugli, o evento superou a expectativa dos organizadores. "A IWCA foi sem dúvidas muito a cima do que esperávamos. Todos os eventos com grande participação do público. Além de muita visibilidade para os nossos cursos, a semana foi importante para fechamentos de grandes parcerias ", ressaltou Baratella.
IRONCup
O destaque da Semana de Automação foi a Inatel Robotics National Cup - Iron Cup, uma competição de robótica que movimentou o campus e recebeu mais de 200 jovens de seis estados. As 22 equipes que passaram pelo Inatel competiram nas cinco categorias: Seguidor de Linha (Follow line), Futebol 2D, Futebol VSS, Mini Sumô e Sumô Lego. (Veja as fotos)
As lutas de robôs atraíram muitos visitantes. Na categoria mini sumô a RobotBulls do Inatel dominou o pódio, conquistando os 1º, 2º e 3º lugares respectivamente com os robôs FarmBull, Elite e MiniBull. Na categoria Sumô Lego a supremacia foi do Centro Federal de Educação Tecnológica de Belo Horizonte – CEFET/BH que conquistou o 1º lugar com o robô Zippi, da equipe TrincaBotz e o 2º lugar com o robô Monstro da equipe GCCR. A terceira colocação ficou com a equipe Uairrior da UNIFEI de Itajubá que trouxe para a competição o robô LeGostoso .
Uma das categorias mais disputada foi a do Futebol VSS, que contou com a presença de 3 robôs autônomos, por time, que jogam o futebol real entre si. Depois de um jogo emocionante, sagrou-se campeã a equipe Warthog, da USP de São Carlos/SP. O segundo lugar ficou com a equipe Pequi Mecânico de Goiânia/GO e a RobotBulls do Inatel conquistou a terceira colocação.
Outra final apertada foi a da categoria Futebol 2D. O jogo entre as equipe Asimov de Colatina/ES e RobotBulls do Inatel terminou com o placar de 3x1, tornado campeões a equipe do Espírito Santo. O terceiro lugar ficou com a equipe Pmec Allejos de Goiânia.
No Follow Line (Seguidor de linha) o robô Pololu da RobotBulls realizou o percurso em menor tempo e garantiu o primeiro lugar. O carro Ártemis da equipe TrincaBotz do CEFET – BH ficou na segunda colocação e a equipe Rinobot de Juiz de Fora/MG conquistou a terceira colocação com o robô Garry.
“Acredito que a troca de conhecimentos e network que fizemos na LARC (Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica que aconteceu em Recife/PE) foi muito importante para que os competidores acreditassem em nosso trabalho. A competição cresceu muito e ficamos felizes com isso e com todos os resultados. Foi tudo lindo, só temos que agradecer e esperar que no próximo ano seja ainda melhor!”, comentou a aluna Myllena Rocha, responsável pela organização da IRONCup.