Seção Estudantil ISA Inatel ganha repercussão mundial

inatel ISA artigoAs ações desenvolvidas pela seção estudantil da ISA na instituição, ISA Inatel Student Section, ganharam força especial este mês. Após a participação do coordenador da seção, professor Egídio Neto, no encontro anual de líderes da ISA, realizado entre os dias 12 e 15 de outubro em Montreal, no Canadá, o trabalho realizado nesses dois anos de existência ganhou visibilidade mundial e o resultado foi a aprovação para realizar uma edição dos jogos estudantis da associação no Inatel, no próximo ano.

Foto: O coordenador da seção estudantil ISA Inatel, professor Egídio Neto, com o presidente da ISA, Brian Curtis

“Nosso objetivo no encontro foi mostrar o que fazemos no Inatel para a comunidade mundial de líderes da associação. Em minha apresentação, mostrei nossa infraestrutura, nossas atividades e propus que, no próximo ano, o Inatel sedie uma edição do ISA Student Games, evento realizado todos os anos, no mês de março, na universidade de SAIT no Canadá. Conseguimos a autorização e a intenção é que os jogos sejam realizados no segundo semestre de 2019”, conta o professor.

inatel ISA equipeA ISA (em inglês, International Society of Automation) é uma organização global sem fins lucrativos com mais de 40 mil membros em todo o mundo. Dentre suas ações, a principal é desenvolver padrões e normas para o setor de Automação, além de certificar profissionais, oferecer educação e treinamento, publicar livros e artigos técnicos e organizar conferências e exibições. Já as seções estudantis têm a missão de promover ações visando popularizar e difundir conceitos da área Automação em qualquer nível.

“No Inatel, nosso trabalho é atender a demanda dos alunos diante de qualquer necessidade relacionada ao setor. Realizamos visitas técnicas para os alunos vivenciarem o que acontece de forma prática, dentro de uma indústria ou empresa; promovemos minicursos e workshops sobre conhecimentos requisitados durante as entrevistas de emprego; e estamos criando atualmente dois grupos de estudos: um voltado para a área de Energias Renováveis e outro para a área de Indústria 4.0. Escolhemos essas duas áreas porque estão bastante em evidencia no mercado”, explica Egídio.

O Inatel foi a única instituição de ensino brasileira a participar do encontro anual de líderes e uma das quatro seções estudantis do mundo que estiveram presentes. “Vi que o que fazemos aqui na área de Automação está bem alinhado com o que está sendo feito em outros países. Discutiu-se muito questões relacionadas a Cyber Secutity, Computação em Nuvem, Análise de Dados, Big Data aplicado a Indústria, ou seja, as tecnologias habilitadoras de modo geral”, comentou.

Apresentação de artigos

Na sequência do encontro, foi realizado o Congresso ISA@Montreal, em que os participantes do evento tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas. O professor Egídio apresentou dois artigos, desenvolvidos sob sua orientação e do professor Alexandre Baratella. O artigo “Development of a Network Analyzer for PROFINET Standard” é resultado do trabalho de Iniciação Científica dos alunos João Paulo Martins Semensato, Luiz Felipe Pereira Duarte, Maria Teresa de Carvalho Silva, Marcelo Augusto Vilas Boas e João Paulo Carvalho Henriques. A pesquisa consiste na proposta de desenvolvimento de um analisador de redes industriais.

O artigo “Development of a Hybrid Digital Control System for a Temperature Plant” propõe a implementação de várias técnicas para desenvolver um sistema de controle de temperatura para uma planta industrial. Segundo Egídio, a pesquisa começou como um trabalho de IC dos alunos Eduardo Henrique Teixeira e Mariana Amancio Ferreira e evoluiu para um artigo científico, que foi validado como TCC da dupla, que agora está no 10º período do curso de Engenharia de Controle e Automação. Esse trabalho também contou com o apoio do professor João Paulo Carvalho Henriques.

Foto: Os pioneiros da ISA Inatel Student Section. Hoje a seção conta com 40 membros e se prepara para uma nova eleição.